Sport Life

PELA SAÚDE

- MARISA SEI, editora marisa.sei@astral.com.br

Apesar de a estética ser o principal motivo para muita gente começar uma atividade física, os ganhos de se manter ativo a vida toda vão bem além disso. Sem movimento, o corpo envelhece com menos qualidade, então uma pessoa que foi sedentária a vida toda corre mais riscos de ter um osso fraturado e de desenvolve­r outros problemas de saúde. Se você não sabe a relação entre uma fratura e a falta de exercícios, a gente explica nesta edição.

A situação piora se, além de não praticar exercício físico, a pessoa trabalha a maior parte do dia sentada. Levantar-se periodicam­ente, fazer uma caminhada breve e se alongar são atitudes indispensá­veis para manter as funções do corpo. Trabalhar essas funcionali­dades, aliás, é a intenção de um método de yoga criado para atender a qualquer pessoa - o Kaiut Yoga devolve a mobilidade perdida com tantos anos deixando o corpo parado, aliviando dores e aquela sensação de rigidez que dificulta as tarefas diárias.

Para sair do sedentaris­mo, qualquer atividade vale. Se o empecilho é o tempo ou a falta de dinheiro, uma ótima opção é a corrida. Escolha um espaço sem obstáculos, como um parque, e calce um bom tênis para começar. Mas consulte um médico para saber se você pode avançar na intensidad­e e um educador físico para acrescenta­r outros exercícios que fortaleçam a musculatur­a. Afinal, encarar velocidade e quilometra­gem sem estar preparado pode favorecer lesões. Outras dicas para se prevenir desses problemas também estão nesta edição. Espero que, independen­temente do tipo de exercício, você chegue até a terceira idade ativo e com uma saúde de ferro! Boa leitura e bom treino!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil