Sport Life

YOGA PARA TODOS

Idade, limitações físicas, lesões ou dores: nada disso impede a prática de Kaiut Yoga, um método criado para potenciali­zar as capacidade­s do corpo em qualquer situação

-

Um método inclusivo e moderno: assim pode ser definido o Kaiut Yoga, que busca devolver a mobilidade do corpo e o bem-estar mental. “Além de prevenir e combater as dores, a intenção é oferecer ao praticante a possibilid­ade de experienci­ar tudo o que o corpo pode fazer”, destaca Francisco Kaiut, criador do método. O método mantém as posturas clássicas do yoga e usa também as posições pouco conhecidas, mas que conseguem trazer benefícios variados. Além disso, alguns movimentos são customizad­os e, apesar de a aula ser coletiva, o instrutor consegue orientar e adaptar os exercícios de acordo com a necessidad­e de cada aluno.

Ninguém fica de fora: qualquer um pode praticar a técnica, independen­temente de idade e condiciona­mento físico, incluindo pessoas com deficiênci­a, idosos ou que foram sedentária­s a vida toda. “Tenho um bom exemplo, que é

um aluno que se matriculou aos 60 anos, com as capacidade­s cognitivas inteiramen­te funcionais porém o físico muito frágil. Hoje, com 78 anos, ou seja, após 18 anos de prática, esse aluno relata que os problemas circulatór­ios que existiam antes já não existem mais, tem disposição e consegue realizar coisas que não imaginava que conseguiri­a. Espera-se que, após uma certa idade, a pessoa não consiga mais ter ganhos físicos, mas nossa experiênci­a só mostra que os ganhos não param”, conta Francisco.

As turmas, então, acabam sendo ecléticas e muitos alunos possuem necessidad­es específica­s. Nos Estados Unidos, é comum as escolas de Kaiut Yoga receberem alunos veteranos de guerra, amputados, com deficiênci­as físicas e idosos. Todo mundo na mesma sala, proporcion­ando uma aula totalmente inclusiva, que é a ideia principal da marca.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil