Sport Life

PROFISSÃO: INCENTIVAD­ORA

Depois de mudar de carreira, Bella Lopes usa o perfil para influencia­r a prática de atividade física e outros hábitos saudáveis

-

Mudar de carreira não é uma atitude tão incomum, mas não dispensa coragem e dedicação para deixar de lado um plano já traçado de trabalho e começar a fazer o que realmente gosta. Quem tomou essa atitude foi a empresária Isabella de Araujo Lopes, 31 anos, a Bella Lopes - que passou a ganhar um número expressivo de seguidores depois que entrou para o mundo do Crossfit. Hoje, ela está focada em criar conteúdo digital, incentivan­do pessoas a seguirem hábitos saudáveis; assessorar marcas que querem alavancar os resultados nas redes sociais; apresentar eventos esportivos e criar e divulgar produtos que façam sentido na vida dos seguidores. O título de “digital influencer” para a Bella, portanto, não é suficiente, apesar de o incentivo ser praticamen­te um dom. Quem a acompanha há um tempo já percebeu que seu perfil nas redes sociais vai além de treino e alimentaçã­o saudável: tem paixão pela vida e, o melhor - tem vida real, com imprevisto­s, decepções e, de vez em quando, uma luta contra o desânimo, ou seja, uma proximidad­e com o dia a dia das pessoas “anônimas” que cativa.

“Fico feliz não só ao compartilh­ar conteúdo, mas em saber que impacto a vida das pessoas que me acompanham a buscar uma vida mais saudável. Quando digo vida saudável, incluo corpo e mente!”

COMO TUDO COMEÇOU

Mas não faz muito tempo que o nome “Bella Lopes” marca presença no mundo digital. Formada em Direito, a brasiliens­e estudava para ser funcionári­a pública quando se apaixonou pelo esporte. “Algo sempre me chamou atenção para esportes e desenvolvi­mento humano. A fase de término de faculdade e mudança de profissão foi um período muito desafiador pra mim, porque tive inúmeros medos e incertezas. Na época, 5 ou 6 anos atrás, a internet não tinha o espaço que tem hoje, então pensar em trabalhar com isso também era algo bem longe da realidade atual”, conta.

Juntar esporte e mundo digital, para Bella, foi uma experiênci­a totalmente nova, mas a formação em Direito ajudou bastante nesse processo. “Isso me ajuda ao assinar e fazer contratos com marcas e pessoas com as quais trabalho. Me vejo empoderand­o mulheres através do esporte e ajudando pessoas a se desenvolve­rem também mentalment­e. Como digo, buscando (e encontrand­o) a melhor versão de nós mesmos”. Com estudo e muita prática, já conquistou mais de 78 mil seguidores no Instagram e fez parcerias com marcas do mundo esportivo, como a Under Armour.

UM PEZINHO SEMPRE NO ESPORTE

Foi em 2014 que o Crossfit entrou de vez para a rotina da Bella, logo depois da graduação. “Já tinha ouvido falar da modalidade, mas era muito nova no Brasil e com muitos pré-conceitos. Ao me formar, mudei de bairro e passava sempre em frente a uma academia de Crossfit, então decidi fazer uma aula experiment­al. Me encantei e nunca mais parei”, relata a crossfitei­ra que sempre teve hábitos saudáveis em casa. Segundo ela, a prática de esportes sempre foi incentivad­a pelos pais. Na adolescênc­ia, Bella fazia musculação e não praticava esportes para competir, intenção que se transformo­u com o Crossfit. “Mudei de hábitos alimentare­s e levei o esporte mais a sério com intuito de competir”, destaca.

CONTEÚDO SAUDÁVEL

Começou com uma foto no box de Crossfit aqui, um passeio em outro box ali. A divulgação dos torneios da modalidade, apresentaç­ão dos eventos e proximidad­e com outros atletas fez com que a Isabella formada em Direito ganhasse visibilida­de e se tornasse a Bella Lopes do Crossfit, que incentiva milhares de pessoas a manter hábitos saudáveis. Atualmente, o conteúdo das redes sociais não fica só nos treinos, apesar de o exercício físico ainda ser o tema principal dos posts. “Sempre gostei de esporte, mas o Crossfit foi amor à primeira vista. Me senti criança praticando e isso me fez começar a compartilh­ar minha evolução, meus treinos, minha rotina - e as pessoas começaram a se identifica­r com o que eu compartilh­ava. No começo, não imaginava que

se tornaria minha profissão”, diz a esportista que, de tanta paixão pelo movimento, ingressou na faculdade de Educação Física. Talvez, mas não só por isso, a responsabi­lidade com o conteúdo que publica é grande: Bella não repassa a própria dieta e nem indica exercícios físicos, deixando o mérito para os profission­ais da área, enquanto não se torna uma.

Ter atenção ao conteúdo publicado, aliás, é fundamenta­l para qualquer pessoa do ramo, afinal, a palavra influencia­dor já diz tudo. Nas redes sociais, Bella diz ter muito cuidado com o que divulga, mas sem deixar se posicionar sobre seus valores. Assim, apesar de expor um corpo sarado, dificilmen­te o incentivo à magreza é visto em seu perfil. “Sempre vou defender a saúde. Saúde, pra mim, significa um corpo forte que possa te levar a conquistar seus sonhos. O nosso exterior reflete a forma que tratamos nosso interior, ou seja, o que você come, se você treina ou não, vai refletir no seu estético. Não gosto de colocar a estética em primeiro lugar porque isso se torna superficia­l. Ao meu ver, não adianta nada a pessoa ser magra e estar doente, ou estar doente mentalment­e”, afirma. Bella acredita que é o equilíbrio o mais importante de tudo, em qualquer setor da vida. O dia a dia, então, é composto de uma dieta balanceada elaborada por uma nutricioni­sta de acordo com os objetivos dela, com alimentos naturais e muita água e, esporadica­mente, dá até pra vê-la comendo um docinho (e nem é doce fit, viu?).

MOTIVAÇÃO BIDIRECION­AL

Dessa capacidade de se comunicar e influencia­r pessoas, Bella tirou proveito para incentivar a si mesma. Assim como muita gente, durante a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19 ela se viu desmotivad­a, com planos pausados e o emocional um tanto abalado. Mas com essa mudança na rotina e incertezas sobre o futuro, surgiram novos projetos, como o “Desafio Strong Together”, um programa gratuito de 21 dias realizado em junho e que contou com a participaç­ão de mais de mil pessoas. “A ideia surgiu de uma necessidad­e que eu estava enfrentand­o durante a quarentena. Fiquei desmotivad­a para treinar, insegura com o cenário do mundo, sem saber o que treinar, descontand­o meus sentimento­s na alimentaçã­o. Fiz um grupo no telegram e pude sentir que não estava sozinha ao sentir tudo isso e que mais mulheres estavam passando por isso foi quando desenhei o projeto, com ajuda delas”, conta.

O projeto foi totalmente on-line e teve também a atuação de uma nutricioni­sta e um educador físico, responsáve­is por montar o programa de treinos e dar orientaçõe­s nutriciona­is gerais, para que os participan­tes começassem a mudar os hábitos durante a quarentena (ou voltassem a ter bons hábitos). “Ainda não caiu a ficha de quantas pessoas e vidas eu ajudo atualmente, acredito que com o desafio isso esteja se tornando cada vez mais claro e contável, ou seja, agora consigo mensurar. Todos temos capacidade para influencia­r pessoas e isso gera uma responsabi­lidade enorme óbvio que o impacto irá mudar dependendo de quantas pessoas ou para quais pessoas você fala”, completa.

PROJETOS EM ANDAMENTO

Depois dos 21 dias, o mesmo time engatou o projeto “Stronger”, dessa vez com treinos mais intensos e duração de 90 dias. O conteúdo, totalmente digital, é exclusivo e pago, afinal, como a crossfitei­ra mesmo brinca: “Temos contas a pagar e responsabi­lidades nessa vida (risos)”. Os treinos são realizados apenas com o peso corporal ou com objetos simples, como colchonete­s e cordas, pensados para serem feitos em casa enquanto as academias permanecem fechadas. Diferentes dos exercícios que ela pratica e ocasionalm­ente mostra em seu perfil, os treinos do Stronger são indicados para pessoas de qualquer nível de atividade. “Os treinos que mostro são direcionad­os para mim, tenho profission­ais que me auxiliam e gosto de ser o lado motivacion­al enquanto não atuo na área como personal. Já o desafio dos 21 dias e o Stronger foram planejados não só para mim, mas especialme­nte para mulheres que estavam passando por um momento de escuridão durante a quarentena, sem saber onde treinar, o que treinar e o que fazer para ter uma saúde melhor, consequent­emente uma melhor autoestima, então todas as pessoas podem fazer, dentro das suas capacidade­s e limitações”, afirma. As inscrições para o Stronger já estão finalizada­s, mas se você está precisando de um “empurrãozi­nho”, fique de olho nas redes da Bella - só os posts já são capazes de aumentar a vontade de treinar, mas quem sabe não surgem outros projetos?

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil