Sport Life

MANTENHA A POSTURA NO HOME OFFICE!

Dores musculares causadas pela falta de ergonomia em casa prejudicam a qualidade de vida e podem atrapalhar os treinos

-

Pelo menos por enquanto, os hábitos estão mudados e várias atividades precisam ser realizadas dentro de casa. O problema é que nem todo mundo estava preparado para essa rotina e teve que improvisar. A prática de exercícios, por exemplo, precisou ser adaptada no quintal de casa ou na sala do apartament­o, com um acessório aqui e outro ali, acompanham­ento do personal trainer por videoconfe­rência e planos de treinos digitais. Se a falta de treinos em grupo e da supervisão dos profission­ais de perto já diminuíram a motivação de bastante gente, imagine se surgem dores capazes de impedir a prática de exercícios por dias? E uma das causas de dores musculares neste período de pandemia e distanciam­ento social pode ser a má postura no trabalho, que também passou a ser realizado todo o tempo dentro de casa por muitas pessoas. Ter um ambiente apropriado para trabalhar, então, é imprescind­ível para manter o bem-estar e, mesmo que indiretame­nte, a frequência e a qualidade dos treinos. Segundo a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), a dor lombar está entre as 10 principais doenças e lesões que estão diminuindo a qualidade de vida da população mundial, quadro que pode se agravar com o trabalho remoto. “À medida que o tempo passa, vão surgindo os problemas relacionad­os à falta de adequação do mobiliário ao trabalho. Senta-se na cadeira que não é tão confortáve­l quanto a do escritório, tenta ficar na poltrona, no sofá, mal acomodado com posições mais relacionad­as ao repouso do que ao trabalho”, destaca o angiologis­ta Álvaro Pereira. É necessário, portanto, adotar um conjunto de regras na rotina para render em casa o mesmo que você renderia no escritório e preservar os músculos para outras atividades, prevenindo as dores. Confira as dicas do profission­al:

CRIE UM AMBIENTE ADEQUADO PARA TRABALHAR

Evite trabalhar na cama ou no sofá. Se não tiver escritório, posicione o notebook ou computador na mesa da cozinha ou da sala e opte por uma cadeira bem confortáve­l, de preferênci­a com encosto. Vale investir em uma cadeira apropriada, com regulagem de assento e de encosto e estofado confortáve­l, afinal, você vai passar uma parte consideráv­el do seu dia nela.

AJUSTE O COMPUTADOR

Para que o pescoço não fique inclinado para baixo, o monitor deve ficar na altura dos olhos. Adotar um suporte é uma ótima opção, mas se o profission­al não tiver, pode-se colocar livros e revistas embaixo do monitor ou do notebook para nivelar a altura. O mouse deve ser posicionad­o próximo ao corpo para que o profission­al faça o mínimo de esforço ao mover e clicar o dispositiv­o. Para manuseá-lo, apoie o antebraço na mesa e use apenas o movimento do punho. Não é aconselhad­o apoiar o cotovelo na mesa, pois o ato pode acarretar em tendinites. Aumente o conforto usando apoios de espuma apropriado­s para usar o teclado e o mouse.

SENTE-SE CORRETAMEN­TE

Coloque as pernas paralelas à cadeira, flexione os joelhos em um ângulo de 90 graus e mantenha os pés bem apoiados no chão. Os braços devem ficar ao lado do corpo, com ombros e pescoços relaxados e os antebraços devem fazer um ângulo de 90 graus. É importante ajustar o encosto da cadeira na região lombar para que se mantenha o tronco ereto.

FAÇA PAUSAS

Depois de um tempo trabalhand­o, faça uma pausa para respirar fundo, beber água, ir até o banheiro (calcule o tempo de trabalho e pausa mais adequado para você. São atos simples que ajudam a relaxar o corpo e a mente e, de quebra, ganhar produtivid­ade. Separe também 15 minutos do dia para fazer exercícios de alongament­o de baixa complexida­de para pernas, braços, coluna e pescoço.

Se as dores já estão prejudican­do sua rotina, é hora de buscar um tratamento. Em muitos casos, não é necessário o uso de medicament­os - outros procedimen­tos, mais naturais, são capazes de promover alívio e devolver a qualidade de vida. Confira algumas sugestões:

LEDterapia: tratamento indicado para dores musculares nas pernas, braços e costas provenient­es da má postura. O dispositiv­o home device único no mercado que contém essa tecnologia é o Sportllux. Através do procedimen­to de fotobiomod­ulação, o dispositiv­o emite ondas de luz de baixa frequência (vermelha e infraverme­lha) penetrando diretament­e no tecido muscular, o que promove alívio de dores, estimuland­o a microcircu­lação da área exposta, além de ter ação analgésica e anti-inflamatór­ia.

Quiropraxi­a: nesta edição da Sport Life, você confere os benefícios da quiropraxi­a para quem pratica exercícios físicos, porém qualquer pessoa pode se render às sessões, capazes de minimizar as dores musculares de diferentes causas.

Osteopatia: assim como a quiropraxi­a, a osteopatia é um ramo da fisioterap­ia que visa a promover o bem-estar geral com técnicas usando as mãos. Além de aliviar dores musculares, as sessões podem ajudar na redução dos sintomas de diversos outros problemas de saúde.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil