Jornal de Negócios

TAP recorre ao leasing para aumentar frota de novos aviões

- BRUNO SIMÕES* brunosimoe­s@negocios.pt

Companhia fez encomenda de 53 aviões à Airbus e agora vai adquirir mais três em regime de leasing.

A TAP vai receber mais três aviões além dos 53 que encomendou à Airbus e que devem começar a chegar no próximo ano. A ideia é cumprir com o “plano de frota” e substituir os aviões mais antigos, como os A340.

Os novos accionista­s privados da TAP anunciaram em Novembro de 2015 que iriam adquirir 53 novos aviões para a frota da TAP. Na semana passada, a transporta­dora garantiu a vinda de mais três aeronaves, estas em regime de leasing. No total serão 56 novos aviões. A operação foi anunciada a 31 de Julho pela Air Lease Corporatio­n (ALC), empresa que faz leasing de aviões e que irá ceder as duas novas aeronaves A330-900 neo, com motores mais eficientes e mais lugares do que os actuais A330 na frota da TAP. Será também esta empresa que vai ceder um A320neo. Estas aeronaves deverão ser entregues entre o último trimestre de 2018 e o terceiro trimestre de 2019, de acordo com um comunicado da ALC. Aoperação envolve ainda o “sale and lease back” – isto é, a venda seguida de cedência através de leasing – de outros dois A330-900 neo que a TAP encomendou à Airbus e que já vendeu à ALC, que depois os cederá durante um período de tempo que não foi divulgado à companhia. No final dessa cedência, os dois aviões serão entregues à ALC. As companhias aéreas recorrem a esta modalidade porque conseguem vender os aviões a um preço mais alto do que aquele a que os compraram – no caso da TAP, uma vez que foi feita uma encomenda de 53 aviões, o preço de cada um deve ter sido alvo de descontos substancia­is. Ao Negócios, aTAP incluiu esses cinco aviões no mesmo pacote – os três leasings e os dois “sale and lease back”. “Este total de cinco aviões per- mite que a companhia cumpra com o plano de frotaestab­elecido e que inclui asubstitui­ção de aviões mais antigos, tais como os A340”, explicafon­te oficial da transporta­dora aérea. Os quatro Airbus A340 são os aviões mais antigos ao serviço da TAP – dois deles são de 1994 e outros dois de 1995, o que significa que têm uma idade média de 22,5 anos. Apesar de ainda não ter decidido quando é que os A340 deixam de voar, a TAP diz ter “flexibilid­ade para retirar estes aviões da frota en- tre 2018 e 2019” e vai tomar “a decisão final mais próximo da entrega dos A330neo”.

53 novos aviões passam a 56

No total, Neeleman e Pedrosa anunciaram em Novembro de 2015 que iriam proceder à encomenda de 53 novas aeronaves junto da Airbus, em substituiç­ão dos 12 A350 que estavam reservados pela TAP junto da fabricante francesa desde 2007 e cuja encomenda foi cancelada por razões operaciona­is. David Neeleman disse à Visão, no início de 2016, que os A350 “não faziam falta à TAP” e que os A330neo e os A321 “são mais rentáveis”. Foi anunciada a compra de 14 aviões de longo curso A330-900 e de 24 aviões A321 neo, igualmente para utilização para rotas de longo curso, e de 15 aviões A320neo, para o médio curso – essencialm­ente para a operação na Europa. Ou seja, 53 aviões no total, que passarão a 56 com os três da ALC. *

 ?? Mario Proenca/Bloomberg ?? Os quatro Airbus A340 são os aviões mais antigos na frota da TAP.
Mario Proenca/Bloomberg Os quatro Airbus A340 são os aviões mais antigos na frota da TAP.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal