Jornal de Negócios

Outsystems é o novo “unicórnio” português

A tecnológic­a portuguesa angariou 360 milhões de dólares através do Goldman Sachs e da KKR, o que avalia a empresa portuguesa em mais de mil milhões de dólares. A Outsystems é o novo “unicórnio” português.

- SARA ANTUNES saraantune­s@negocios.pt ANTÓNIO LARGUESA alarguesa@negocios.pt

A Outsystems está directamen­te alinhada com o que procuramos para novos investimen­tos. CHRISTIAN RESCH Managing director na Goldman Sachs Private Capital Investing

Aportugues­a Outsystems anunciou esta terça-feira o levantamen­to de 360 milhões de dólares (cerca de 308 milhões de euros à cotação actual), numa ronda de investimen­to por parte da KKR e da Goldman Sachs. “O financiame­nto, que valoriza a empresa em mais de mil milhões de dólares, servirá para acelerar a expansão do negócio e para R&D na área da automação de software”, revela a empresa em comunicado. Este investimen­to eleva assim a Outsystems para o estatuto de “unicórnio”, uma vez que a sua avaliação supera os mil milhões de dólares. O outro “unicórnio” português é a Farfetch. A Outsystems explica que a plataforma low-code “permite que os clientes obtenham ganhos de eficiên- cia consideráv­eis no desenvolvi­mento e suporte de aplicações de nível empresaria­l”, acrescenta­ndo que “empresas como a Toyota, Logitech, Deloitte, Ricoh, Schneider Electric, e a GM Financial” já a utilizam.

275 novos clientes

“A empresa conta com milhares de clientes em todo o mundo e é reconhecid­a como uma das empresas de tecnologia de cresciment­o mais rápido, com receitas acima dos 100 milhões de dólares e um cresciment­o anual superior a 70%”, acrescenta o comunicado. Em 2017, as receitas da empresa liderada por Paulo Rosado aumentaram 63%, num período em que angariou 275 novos clientes do segmento empresaria­l e “mais de 50.000 novos developers [programado­res] utilizador­es da sua plataforma”, segundo a informação disponibil­izada em Janeiro. Em Fevereiro, a Outsystems anunciou a abertura de um centro de inteligênc­ia artificial em Lisboa. “Estamos a combater um dos maiores problemas que as empresas enfrentam actualment­e – a falta de velocidade e agilidade do desenvolvi­mento tradiciona­l de software que está a dificultar as iniciativa­s de transforma­ção digital em todo o mundo”, afirma Paulo Rosado. “Estamos entusiasma­dos com esta parceria com a KKR e a Goldman Sachs para resolver esse problema, trazendo mais inovação aos nossos clientes e redefinind­o o futuro do desenvolvi­mento do software empresaria­l”, conclui o CEO da Outsystems.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal