Jornal de Negócios

A horta do Oeste

-

A horticultu­ra constitui uma das fileiras estratégic­as da região Oeste. Existem cerca de 70 produtos agrícolas plantados na região Oeste. Batata, couve, cebola, cenoura, tomate, alface, feijão-verde, pepino, abóbora e alho são os principais. “Somos muito fortes nos hortícolas de ar livre”, sublinhou António Gomes, presidente da Associação Interprofi­ssional de Horticultu­ra do Oeste (AIHO). Nas culturas ao ar livre, e de Inverno, produzem-se 100 mil toneladas de couves, 70% exportada. O alho francês abastece o mercado interno e exporta cerca de 30% da produção. Na Primavera, o domínio é da batata e da abóbora. Metade da produção desta última é exportada. Em estufa, o tomate ocupa 500 hectares e produzem-se 100 mil toneladas por ano, metade para Espanha.

A vez da batata

Recentemen­te criaram uma associação para a batata que é um produto que não é frutícola nem hortícola, e que em termos europeus não está na OCM europeia de frutas e legumes. A Por-Batata associa todo o sector a nível nacional, porque “era um sector que estava desprotegi­do e tem grandes players e operadores que, por não estarem juntos, não tinham força”, sublinhou António Gomes. Vão lançar uma campanha, a partir de 11 de junho, para combater o mito de que a batata engorda, com a chancela da Associação Portuguesa da Nutrição.

A Bolsa dos legumes

“Somos a única região em Portugal que tem um sistema de comércio e transacçõe­s por leilão”, referiu António Gomes. Os produtos saem da produção agrícola e ao serem vendidos através dos leilões, “percepcion­a-se melhor o valor do produto”, explicou António Borges. Acrescenta que se “criaram uma série de operadores e de players, que têm vindo a crescer e a encontrar, no mercado europeu, os nichos e os locais onde podemos valorizar melhor os nossos produtos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal