Jornal de Negócios

Juros do BCE vão ajudar a travar o preço das casas

Banco de Portugal diz que existem sinais “limitados” de sobrevalor­ização do imobiliári­o.

-

A aceleração dos processos de insolvênci­a, alinhando com as melhores práticas europeias, iria beneficiar os rácios de capital dos bancos europeus, de acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal. No caso português, a subida era de mais de um ponto percentual. Em Portugal, a recuperaçã­o de um imóvel dado como garantia num empréstimo que não foi reembolsad­o demora cerca de três anos e com encargos que ascendem a perto de 10% do seu valor. As melhores práticas europeias mostram que os processos deste género se resolvem em cinco meses e com um custo de 3,5% do valor do activo dado como garantia. “Intuitivam­ente, um enquadrame­nto mais eficiente em matéria de insolvênci­a apoiaria os bancos a recuperar valor de acti- vos não produtivos”, ressalva o Relatório de Estabilida­de Financeira do Banco de Portugal. Cruzando dados e fazendo cálculos, o regulador liderado por Carlos Costa conclui que as alterações nos regimes de insolvênci­a subiriam os rácios de capital da banca. Mesmo admitindo que as estimativa­s são apenas indica- tivas e que têm em conta reformas estruturai­s com efeitos imediatos (o que não é exequível), os bancos portuguese­s teriam uma melhoria de 1,4 pontos percentuai­s do principal rácio de capital (CET1). A Grécia seria quem mais beneficiar­ia, com um aumento de 5 pontos percentuai­s. Em Portugal, a alteração do enquadrame­nto legal das insolvênci­as e de recuperaçã­o de empresas é um dos passos que faz parte da estratégia para a diminuição do peso do malparado. De qualquer forma, o Banco de Portugal está satisfeito com a recente evolução do malparado, por ser extensível a dívidas de vários sectores de actividade e por os bancos estarem a aumentar a sua cobertura. Há 37 mil milhões de euros em malparado, uma queda de 9 mil milhões, ou 12%, em termos homólogos.

 ??  ?? O Relatório de Estabilida­de Financeira vê sinais de sobrevalor­ização do preço das casas. O BCE pode ser uma ajuda, segundo diz o regulador presidido por Carlos Costa.
O Relatório de Estabilida­de Financeira vê sinais de sobrevalor­ização do preço das casas. O BCE pode ser uma ajuda, segundo diz o regulador presidido por Carlos Costa.
 ?? Miguel Baltazar ??
Miguel Baltazar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal