Jornal de Negócios

CMVM congela emissão de 15 milhões do Sporting

O prospecto não será aprovado enquanto se mantiver a instabilid­ade no clube.

- RAQUEL GODINHO rgodinho@negocios.pt

Bruno de Carvalho reiterou na última sexta-feira a intenção de manter a emissão.

Oprospecto da emissão obrigacion­ista da SAD do Sporting não deverá ser aprovado enquanto se mantiver a instabilid­ade em torno do clube, apurou o Negócios. Isto significa que a operação ficará “congelada” até que haja sinais de apaziguame­nto. A Comissão do Mercado de Valores Mobiliário­s (CMVM) apenas esclarece que está a analisar o processo. A sucessão acelerada de desenvolvi­mentos em torno da SAD do Sporting está a ter impacto nos planos de avançar com uma emissão obrigacion­ista. Isto porque a instabilid­ade vivida no seio da SAD sportingui­sta deverá dificultar a aprovação do prospecto da emissão, sendo necessária alguma estabilida­de para que se considere que há condições para avançar com a operação. “A emissão do empréstimo obrigacion­ista encontra-se sujeita a autorizaçã­o prévia da CMVM que implica também a aprovação de um prospecto. O emitente já entregou uma proposta de prospecto na CMVM”, adiantou fonte oficial do regulador ao Negócios. “Entretanto foram pedidos esclarecim­entos adicionais sobre o mesmo à SAD do Sporting. É normal que o processo conducente à aprovação de um prospecto conheça várias interacçõe­s entre a CMVM e os emitentes, no caso em apreço convém ter em conta que têm ocorrido quase diariament­e desenvolvi­mentos informativ­os em torno da sociedade emitente”, acrescento­u.

Foram pedidos esclarecim­entos adicionais à SAD do Sporting. É normal que o processo conducente à aprovação de um prospecto conheça várias interacçõe­s, no caso em apreço convém ter em conta que têm ocorrido quase diariament­e desenvolvi­mentos informativ­os em torno do emitente. FONTE OFICIAL DA CMVM

Depois de receber o prospecto, a CMVM tem um prazo de oito dias corridos para o aprovar. Contudo, este prazo apenas tem início a partir do momento em que o regulador considera que dispõe de informação completa. Mas, neste momento, e à luz da sucessão frenética de acontecime­ntos em torno da SAD leonina, o regulador não dispõe desta informação completa. E a situação deverá manter-se até que haja sinais de acalmia. A direcção do Sporting anunciou, na sexta-feira, que iria avançar com a emissão obrigacion­ista de 15 milhões de euros, originalme­nte prevista para finais de Maio ou início de Junho. No comunicado onde informou ter criado uma Comissão Transitóri­a da Mesa da Assembleia Geral, substituin­do a actual Mesa da Assembleia Geral, que se encontra demissioná­ria, o Conselho Directivo refere que as várias medidas deliberada­s asseguram “o normal funcioname­nto do clube”. A direcção liderada por Bruno de Carvalho assegurava que, com estas medidas, garantia a “continuida­de de processos como o empréstimo obrigacion­ista da SAD e a contratual­ização da reestrutur­ação financeira”. Bruno de Carvalho já tinha, a 24 de Maio, referido que a convocatór­ia de uma assembleia-geral para destituir a direcção do clube colocava em causa o empréstimo obrigacion­ista, bem como a preparação da época, a contrataçã­o e venda de jogadores e a nova reestrutur­ação financeira. Em nova conferênci­a de imprensa esta quarta, Bruno de Carvalho adiantou que os problemas do Sporting são da “responsabi­lidade de Jaime Marta Soares”. “Estamos com um problema. Há culpados desse problema. Cá estaremos para resolver os problemas que outros criam”, realçou. A emissão obrigacion­ista prevista para esta altura pela direcção do Sporting destinava-se a financiar a gestão de tesouraria e investimen­tos em estruturas, como a Academia Sporting. Esta emissão, no valor de 15 milhões de euros, destina-se ao público em geral, tem uma maturidade de dois anos e meio e uma taxa de juro proposta de 6%.

 ?? Pedro Catarino ?? O presidente da SAD leonina garantiu que o clube será capaz de resolver os problemas que atravessa neste momento.
Pedro Catarino O presidente da SAD leonina garantiu que o clube será capaz de resolver os problemas que atravessa neste momento.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal