Jornal de Negócios

Galp adquire 14% de bloco petrolífer­o no Brasil

A Galp, através da subsidiári­a Petrogal Brasil, adquiriu esta quinta-feira uma participaç­ão de 14% no bloco de exploração petrolífer­a Uirapuru, no Brasil, país que representa mais de 90% da produção da empresa.

- CARLA PEDRO PEDRO CURVELO pedrocurve­lo@negocios.pt

O bloco de Uirapuru tem uma área de 1.285 km2 e situa-se a 175 km da costa.

AGalp, através da sua subsidiári­a Petrogal Brasil, adquiriu uma participaç­ão de 14% no bloco de exploração petrolífer­a Uirapuru, no Brasil, informou esta quintafeir­a a empresa liderada por Carlos Gomes da Silva. Em comunicado, a petrolífer­a portuguesa informa que a Petrogal Brasil deterá uma participaç­ão de 14%, enquanto as suas parceiras ExxonMobil e Equinor ficam com posições de 28% cada. A aquisição realizou-se esta quintafeir­a, 7 de Junho, “na 4ª Rodada de Partilha de Produção realizada no Brasil pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombust­íveis (ANP)”. O consórcio que integra a Galp “ofereceu um excedente em petróleo (“profit oil share”) de 75,49%. Compromiss­os adicionais incluem o pagamento de um bónus de assinatura total de 2,65 mil milhões de reais (590,1 milhões de euros ao câmbio actual, correspond­ente a 36,35 milhões de euros relativos à participaç­ão da Petrogal Brasil), bem como a perfuração de um poço de exploração”, acrescenta o comunicado. O Uirapuru tem uma área de 1.285 quilómetro­s quadrados (km2) e situa-se no polígono do pré-sal na bacia de Santos, a 175 quilómetro­s da costa. A empresa sublinha ainda que esta operação “enquadra-se no compromiss­o estratégic­o da Galp de reforçar a sua posição em activos de elevada qualidade em áreas core, como o pré-sal brasileiro, através de parcerias sólidas”.

Brasil ganha peso

AGalp está presente no Brasil des- de 1999, em parceria com a Petrobras, contando actualment­e com quase três dezenas de projectos dispersos por seis bacias nas fases de desenvolvi­mento e produção: Santos, Potiguar, Pernambuco, Sergipe Alagoas, Parnaíba e Barreirinh­as. É na bacia de Santos que marca maior presença. Nos próximos anos, o Brasil tornar-se-á um dos principais países no mapa das reservas petrolí- feras, assumindo importânci­a estratégic­a para Portugal, até porque mais de 90% da produção da Galp tem origem naquele país. A petrolífer­a espera já estar a produzir 2.000 milhões de barris em 2023-2024, segundo o plano estratégic­o revelado no passado dia 20 de Fevereiro. No primeiro trimestre, a produção da Galp subiu 18% para 104,1 mil barris de petróleo por dia.

 ?? Pilar Olivares/Reuters ?? Galp reforça presença no Brasil com participaç­ão de 14% em bloco de Uirapuru.
Pilar Olivares/Reuters Galp reforça presença no Brasil com participaç­ão de 14% em bloco de Uirapuru.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal