Jornal de Negócios

País “está preparado” para os incêndios florestais

- LUSA

O ministro da Administra­ção Interna, Eduardo Cabrita, garantiu ontem que o país está preparado para a época de incêndios florestais, mostrando-se confiante numa resposta eficiente. “Teremos, certamente, razão para estar preocupado­s porque o tempo irá mudar e teremos nos próximos meses, certamente, alguns incêndios florestais. Estamos preparados, estamos confiantes e isso deve-se ao esforço de todos”, disse o governante aos jornalista­s no Centro de Formação de Portalegre da GNR, à margem da cerimónia do juramento de bandeira de 278 guardas provisório­s. Eduardo Cabrita defendeu ainda que “a sociedade portuguesa nunca esteve tão preparada”. “Fez-se mais do que nunca na prevenção, está-se a fazer mais do que nunca neste momento na autoprotec­ção, em programas como Aldeia Segura, Pessoa Segura, programas como Aldeias Resiliente­s, e preparámos os meios necessário­s para o combate”, afirmou. O ministro da Administra­ção Interna recordou ainda que já este mês estão no terreno “mais meios aéreos do que alguma vez” o país teve , acrescenta­ndo também que já estão à disposição do efectivo “mais de oito mil elementos”. Sobre o Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), o governante voltou a sublinhar que está a ser feito um investimen­to “muito significat­ivo” nessa área, nomeadamen­te através da duplicação das unidades móveis que passam de quatro para oito, na área da redundânci­a eléctrica onde há 18 novas unidades e na instalação de uma rede de 451 antenas satélite. “Também nesta área estamos a fazer muito em muito pouco tempo”, garantiu.

 ?? Nuno Veiga/Lusa ?? Ministro da Administra­ção Interna garante que já estão no terreno “mais meios aéreos do que alguma vez” o país teve.
Nuno Veiga/Lusa Ministro da Administra­ção Interna garante que já estão no terreno “mais meios aéreos do que alguma vez” o país teve.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal