Jornal de Negócios

A Fiat aprendeu com a CGTP

- CAMILO LOURENÇO Jornalista de economia camilolour­enco@gmail.com

Ronaldo foi para a Juventus por 112 milhões. A Juventus é controlada pela família Agnelli que, por sua vez, controla a Fiat. Os sindicatos do fabricante italiano (que se chama agora Fiat Chrysler Automobile­s) amuaram… e vão fazer greve no dia em que Ronaldo é apresentad­o em Turim.

Os sindicatos dizem que os trabalhado­res é que ajudam acriar riqueza, mas ganham mal e levam umavida de miséria. E lembram que os 112 milhões deviam ser gastos em novos modelos (curiosamen­te não houve greve quando a FCApagou 20 milhões para pôr a “Jeep” nas camisolas da Juventus) .

É preciso ter “lata”. Senão vejamos. 1 – dizer que os trabalhado­res da Fiat vivem miseravelm­ente é um insulto para com quem realmente vive mal. 2 – os sindicatos querem decidir onde a família Agnelli gasta o seu dinheiro?; 3 – a ignorância dos sindicatos é vergonhosa: as receitas que Ronaldo origina pagaram sempre as suas transferên­cias: Manchester, Real Madrid… (na Juventus não vai ser diferente); 4 - os sindicatos da Fiat não sabem o que é marketing? O grupo vai utilizar a imagem de Ronaldo para melhorar o valor da marca Fiat- -Chrysler. Isso não tem preço!

Há outra razão que aconselhar­ia os sindicatos da Fiat (que devem ter recebido lições da CGTP) a ficarem calados: a empresa tem um brutal défice de produtivid­ade (daí os salários mais baixos do que de outras marcas). Para se perceber melhor o problema, a fábrica de Mirafiori chegou a usar apenas 24% da capacidade produtiva. Como recordou na altura Sergio Marchionne, CEO da empresa, 8 mil trabalhado­res da empresa na Polónia faziam o mesmo que 23 mil trabalhado­res em Itália… “Capice”?

Artigo em conformida­de com o novo Acordo Ortográfic­o

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal