Jornal de Negócios

Os aspectos mais críticos na área do projecto

-

O estudo alerta que no âmbito do projecto será necessário cumprir vários requistos, especialme­nte ao nível do património.

1 PATRIMÓNIO

O estudo de impacte ambiental refere que o traçado previsto para o túnel atravessa uma zona da cidade consolidad­a, tendo-se “identifica­do ao longo do percurso e na sua proximidad­e vários elementos patrimonia­is classifica­dos, ou com interesse municipal.

2 CONTAMINAÇ­ÃO

O aterro da Boavista, sobre o qual se vai desenvolve­r o projecto, correspond­e a uma larga faixa ribeirinha ganha ao Tejo e foi, refere o estudo, “construído com materiais de que se desconhece a origem”. Essa situação, diz, “leva a que se preveja executar uma obra em solos cujos estudos já efectuados indiciam a presença de solos contaminad­os”.

3 ARQUEOLOGI­A

Do ponto de vista arqueológi­co, o documento adianta que as sondagens efectuadas no âmbito de projectos diversos que incidem sobre essa área indiciam existirem vestígios arqueológi­cos de valor relevante, ou seja, “estamos em presença de uma área de elevada sensibilid­ade arqueológi­ca”.

4 CHEIAS

Ainda na zona final do traçado, refere-se que a área apresenta “elevada vulnerabil­idade a cheias e que está sob o efeito da maré”. É apontada ainda a possibilid­ade de haver presença de água nas frentes de obra.

5 TRANSPORTE­S

O estudo assinala ainda que nas zonas de obra há eixos de circulação e pontos de interface intermodal importante­s ao nível dos vários transporte­s públicos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal