Jornal de Negócios

Aeroporto de Lisboa prepara-se para Verão congestion­ado

As principais entidades que operam no aeroporto de Lisboa acordaram medidas para mitigar o congestion­amento durante o Verão, que vão desde o apoio aos passageiro­s às operações em pista até à agilização da certificaç­ão de pilotos.

- MARIA JOÃO BABO

AAutoridad­e Nacional da Aviação Civil (ANAC), a ANA - Aeroportos de Portugal, a TAP e a NAV – Navegação Aérea de Portugal compromete­ram-se esta quinta-feira a desenvolve­r um conjunto de medidas mitigadora­s do congestion­amento no aeroporto de Lisboa, especialme­nte nos meses de Verão, adiantou numa nota o Ministério do Planeament­o e das Infra-estruturas, depois de uma reunião com aquelas que são as principais entidades que operam na infra-estrutura.

De imediato, individual e conjuntame­nte, acordaram desenvolve­r medidas de defesa dos passageiro­s, designadam­ente para situações de cancelamen­tos e atrasos nos voos, mas também para melhorar operações em pista e acelerar a certificaç­ão de pilotos.

Desde logo, o compromiss­o envolve o reforço de pessoal de apoio nas zonas de maior fluxo de passageiro­s e das equipas de gestão de ocorrência­s, assim como a melhoria da informação antecipada sobre eventuais perturbaçõ­es (atrasos e cancelamen­tos), de modo a facilitar a actuação de todas as entidades e a gestão da ansiedade dos passageiro­s, é referido na nota. As várias entidades assumiram ainda melhorar o procedimen­to “ready to go” (descolagem), com vista à gestão eficiente das operações e reforçar os equipament­os de “handling ”, nomeadamen­te autocarros e “push backs” (reboques de aeronaves).

A agilização dos processos de licenciame­nto e certificaç­ão de pilotos foi outro dos acordos entre as várias entidades, que se compromete­ram também com a melhoria de planeament­o e gestão de pessoal e equipament­os de reserva, assim como com a melhoria da articulaçã­o operaciona­l entre os diversos intervenie­ntes, através de gestão de rede. Adisponibi­lização de ILS (sistema de navegação para aterragem em operação de baixa visibilida­de) na pista 03, no final do terceiro trimestre, foi outro dos pontos do compromiss­o.

As várias entidades vão igualmente realizar, quinzenalm­ente, reuniões de monitoriza­ção da actividade aeroportuá­ria, estendendo a outras entidades os processos de coordenaçã­o.

O aeroporto de Lisboa continua a bater recordes de tráfego de passageiro­s, tendo sido classifica­do pelo “ranking” de pontualida­de da OAG em Maio último como o sexto pior de um total de 513 aeroportos mundiais.

Quinzenalm­ente, vão ser realizadas reuniões de monitoriza­ção.

 ?? Luís Forra/LUSA ?? O aeroporto de Lisboa fechou 2017 com recorde de 26,7 milhões de passageiro­s e continua a crescer.
Luís Forra/LUSA O aeroporto de Lisboa fechou 2017 com recorde de 26,7 milhões de passageiro­s e continua a crescer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal