Jornal de Negócios

Cresciment­o nos aeroportos dá sinais de abrandamen­to

Os aeroportos portuguese­s cresceram apenas 3,8% no passado mês de Julho. O aumento do tráfego de passageiro­s em Lisboa e Porto abrandou, mas em Faro e no Funchal foram mesmo registados recuos.

- MARIA JOÃO BABO mbabo@negocios.pt Pedro Elias

Os aeroportos portuguese­s registaram no passado mês de Julho um cresciment­o do número de passageiro­s de apenas 3,8%, em termos homólogos. Um desempenho que fica abaixo da média (de 4,8%) do conjunto das infra-estruturas europeias analisadas pela Airports Council Internacio­nal (ACI) Europe, entidade que representa cerca de 500 aeroportos em 45 países da Europa.

De acordo com os dados do mês de Julho, agora divulgados, Lisboa e Porto dão sinais de abrandamen­to do cresciment­o do movimento de passageiro­s, enquanto Faro e Funchal registam mesmo decréscimo­s face ao mesmo mês de 2017.

Os constrangi­mentos que as companhias aéreas apontam aos aeroportos das duas maiores cidades portuguesa­s, a par de uma desacelera­ção no ritmo de cresciment­o do turismo no país, poderão justificar o menor aumento do tráfego de passageiro­s no início do Verão.

Ainda assim, no conjunto dos primeiros sete meses do ano, o tráfego de passageiro­s nos aeroportos nacionais regista uma subida de 8%, comparativ­amente com o mesmo período do ano passado, o que neste caso está acima da média europeia, que é da ordem dos 6,3%.

De acordo com dados da ACI Europe, Lisboa deixou em Julho de constar entre os aeroportos com maiores taxas de cresciment­o, tendo registado um aumento de apenas 6,4% do número de passageiro­s.

Pelo Humberto Delgado passaram nos primeiros sete meses do ano 16,5 milhões de passageiro­s, o que equivale a um acréscimo do tráfego entre Janeiro e Julho de 11,7%. Comparando com o mesmo período de 2016, a subida em Lisboa ultrapassa os 35%.

Também o aeroporto do Porto dá sinais de abrandamen­to. Em Julho, o movimento de passageiro­s registou um cresciment­o de 7,5%, o que levou a que no conjunto dos primeiros sete meses o acréscimo, em termos homólogos, seja agora de 10,9%. Comparativ­amente com 2016, o Porto apresenta uma evolução de 30,6%.

Por seu lado, de acordo com os dados da ACI Europe, Faro e Funchal registaram em Julho quebras no tráfego de passageiro­s. No aeroporto algarvio o recuo foi de 3,9% nesse mês, enquanto no principal aeroporto da Madeira foi de 1,8%. Ambos registam desde o iní-

cio deste ano uma diminuição de 1,7% do número de passageiro­s.

Já em Ponta Delgada, o tráfego aumentou 4,4% em Julho, em termos homólogos. Desde o início do ano o aeroporto açoriano regista um cresciment­o de apenas 1,9% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Já face aos mesmos sete meses mas de 2016, o aumento do número de passageiro­s em Ponta Delgada é de quase 26%.

 ??  ?? O aeroporto de Lisboa deixou de estar entre os que mais crescem na Europa.
O aeroporto de Lisboa deixou de estar entre os que mais crescem na Europa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal