Jornal de Negócios

OS INCENTIVOS PARA A COMPRA DE CARROS ELÉCTRICOS NA UE

-

Apenas três dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) – Croácia, Estóniavei­s eléctricos. A maioria dos países concede benefícios fiscais para estes veí-

e Lituânia – não apresentam qualquer tipo de incentivo à compra de automó-culos, por vezes complement­ados com apoios directos à aquisição. HOLANDA OFERECE ISENÇÕES FISCAIS

A Holanda, o país da UE onde as vendas de automóveis eléctricos tiveram maior peso no total no primeiro semestre, concede isenções fiscais para os veículos com zero emissões de dióxido de carbono (CO2). Assim, os automóveis eléctricos estão isentos do pagamento do imposto sobre a matrícula e os proprietár­ios estão dispensado­s de pagar o imposto de circulação até 2020. O país aplica a taxa mais baixa – 4% – no imposto sobre o rendimento no uso privado de carros de empresas.

ALEMANHA ISENTA IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO

A Alemanha, o maior mercado automóvel do espaço europeu, concede uma isenção do imposto de circulação por um período de 10 anos após a data da primeira matrícula de um automóvel eléctrico. Adicionalm­ente, desde Julho de 2016, que o Estado germânico concede um apoio, a que chama de “bónus ambiental”, no valor de quatro mil euros para os veículos 100% eléctricos e que desce para os três mil euros no caso dos automóveis híbridos “plug-in”.

FRANÇA CONCEDE APOIOS E BENEFÍCIOS FISCAIS

Em França, o terceiro país europeu em volume de vendas automóveis, existem apoios para a aquisição de veículos menos poluentes, bem como benefícios fiscais. As regiões francesas têm a opção de conceder isenção total ou parcial (50%) do imposto de matriculaç­ão aos veículos com energias alternativ­as. Existem ainda outras isenções fiscais. O Estado concede também um apoio de quatro mil euros para a troca de um veículo a diesel com mais de 11 anos por um eléctrico.

ESPANHA E ITÁLIA COM APOIOS POUCO EFICAZES

Espanha e Itália, quinto e quarto maiores mercados da UE, apresentam vários incentivos, mas apresentam valores modestos nas quotas de veículos eléctricos no total de vendas de ligeiros de passageiro­s, com 0,31% no país vizinho e 0,2% no caso de Itália. Em Espanha, vários dos principais municípios concedem reduções de 75% no imposto de circulação para veículos eléctricos. Já em Itália, quem compra um carro eléctrico está isento do imposto de circulação por cinco anos.

ROMÉNIA E ESLOVÉNIA COM APOIOS GENEROSOS

A Roménia e a Eslovénia são dois dos países que concedem apoios de maior valor para a compra de veículos eléctricos. Na Roménia, o apoio pode atingir os 10 mil euros, acrescido de 1.500 euros pelo abate de uma viatura com mais de oito anos. Os automóveis eléctricos não pagam imposto de circulação. No caso da Eslovénia, os apoios variam em função da classe do veículo, mas o valor do incentivo pode ascender a 7.500 euros para viaturas eléctricas de nove lugares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal