Jornal de Negócios

PCP e CDS também apresentam propostas

-

O PCP e o CDS também apresentar­am um conjunto de propostas de alteração à proposta de lei do Governo sobre arrendamen­to, que está a ser discutida na especialid­ade.

Por parte do PCP, foram cinco as alterações propostas, nomeadamen­te a extinção do Balcão Nacional do Arrendamen­to e a redução do limite máximo do valor da renda para os inquilinos que são abrangidos pelo regime transitóri­o que está previsto no Novo Regime do Arrendamen­to Urbano, passando de 1/15 para 1/25 do valor patrimonia­l do imóvel.

A deputada comunista Paula Santos avançou, ainda, com uma alteração na moratória ao despejo de arrendatár­ios idosos ou com deficiênci­a, para que seja eliminado o requisito de que tal só se aplica a estes inquilinos, se viverem nas casas há, pelo menos, 25 anos. Neste âmbito, o PCP sugeriu, também, alterações ao Código Civil, nomeadamen­te que, “no silêncio das partes, o contrato considera-se celebrado por prazo certo, pelo período de dez anos renovável automatica­mente por igual período”, quando actualment­e está definido em cinco anos.

Os comunistas propõem ainda a criação de um gabinete de apoio ao arrendamen­to para aconselham­ento dos inquilinos. Relativame­nte ao CDS-PP, as alterações sugeridas ao Código Civil, em matéria de arrendamen­to, referem-se à resolução dos contratos em caso de incumprime­nto e à oposição à renovação ou denúncia pelo arrendatár­io.

Das 30 iniciativa­s que integram o pacote legislativ­o sobre habitação, a Comissão Parlamenta­r aprovou ontem, por unanimidad­e, que o prazo para apresentaç­ão de propostas de alteração aos diplomas na área da fiscalidad­e é alargado até dia 25.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal