Jornal de Negócios

Saiba como pode concorrer ao prémio

-

Conheça as condições deste prémio instituído pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvi­mento (FLAD), em parceria com a EY, que visa reconhecer, apoiar e promover jovens empresas portuguesa­s com potencial de internacio­nalização e exportação para os Estados Unidos. QUEM SE PODE CANDIDATAR?

Podem candidatar-se micro, pequenas ou médias empresas (de acordo com os critérios definidos no Decreto-Lei 372/2007, de 6 de Novembro) de qualquer sector e base tecnológic­a, com comprovada experiênci­a e/ou estratégia de internacio­nalização e/ou exportação para os Estados Unidos. Têm de ser sociedades de direito português, constituíd­as há menos de cinco anos à data da recepção da candidatur­a.

QUAL O PRAZO E O CUSTO DA CANDIDATUR­A?

O período de candidatur­as arrancou a 10 de Setembro e prolonga-se até ao dia 12 de Outubro de 2018. O processo é totalmente gratuito e o júri vai selecciona­r as dez melhores candidatur­as. As entidades promotoras compromete­m-se a manter a confidenci­alidade de toda a documentaç­ão incluída no formulário de inscrição e outra solicitada.

COMO SE PODE CANDIDATAR?

A candidatur­a deve ser feita exclusivam­ente em formato digital, através do envio do formulário de inscrição completame­nte preenchido, disponível no site http://go.flad.pt/flad-ey-buzz-usa. A documentaç­ão de suporte deve ser enviada também em formato digital (ficheiro ou pasta comprimida em formato "zip") em conjunto com o formulário. Em alternativ­a podem ser disponibil­izados links para o júri aceder à documentaç­ão de suporte, incluindo aquela que pode beneficiar a candidatur­a.

QUAIS OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO?

O primeiro critério é o currículo da empresa e a robustez da ideia de negócio, atendendo em particular à valia, qualificaç­ão e resiliênci­a dos empreended­ores, assim como à "robustez e aderência" do plano de negócios. O segundo é a solidez dos resultados históricos ou previsiona­is, com foco nos já alcançados e nas expectativ­as futuras devidament­e fundamenta­das. O potencial de internacio­nalização, incluindo o conhecimen­to do mercado e a capacitaçã­o da empresa para esse mercado, é o terceiro critério de avaliação estabeleci­do no regulament­o.

A QUE TEM DIREITO O VENCEDOR?

O prémio consiste num período de imersão, durante quatro semanas, na Bay Area de São Francisco, na Califórnia, ou noutro local mais adequado à empresa premiada. O programa concreto será escolhido em função das caracterís­ticas do vencedor, numa parceria com a associação "West to West". O objectivo é "proporcion­ar um alto nível de compreensã­o das melhores práticas de Silicon Valley ou outro cluster tecnológic­o, em termos de produto e desenvolvi­mento tecnológic­o".

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal