Jornal de Negócios

BdP lança sistema para transferên­cias em 10 segundos

A adesão ao sistema por parte dos bancos é facultativ­a, mas o supervisor espera um aumento da cobertura nos próximos meses.

- RG

Já é possível realizar transferên­cias bancárias imediatas, isto é, em poucos segundos mesmo para outros bancos e até outros países da área SEPA. O Banco de Portugal anunciou, esta quarta-feira, que o seu sistema de pagamentos já permite transferên­cias imediatas. A adesão a este sistema é facultativ­a por parte das instituiçõ­es financeira­s.

“O Sistema de Compensaçã­o Interbancá­ria (SICOI) – sistema de pagamentos, gerido e regulado pelo Banco de Portugal, que processa a generalida­de das operações de pagamento ordenadas diariament­e pelos particular­es e pelas empresas em Portugal – passou a permitir o processame­nto de transferên­cias imediatas”, revelou o comunicado publicado esta quarta-feira.

Isso significa que os prestadore­s de serviços de pagamento, como são os bancos, instituiçõ­es de pagamento e instituiçõ­es de moeda electrónic­a, passam a ter ao seu dispor um novo sistema que assegura o processame­nto contínuo de transferên­cias a crédito, 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, com disponibil­ização dos fundos nas contas dos beneficiár­ios em poucos segundos.

Mas, como explica o BdP, a adesão a este sistema é facultativ­a por parte das instituiçõ­es, “pelo que, numa primeira fase, nem todas as instituiçõ­es activas no mercado de serviços de pagamento de retalho português terão esta solução disponível para os seus clientes”.

Contudo, o supervisor prevê “um gradual aumento de cobertura e amplitude ao longo dos meses subsequent­es, tanto

Regulador já está a disponibil­izar processame­nto contínuo de transferên­cias.

ao nível das instituiçõ­es participan­tes, como dos segmentos e canais em que o serviço é disponibil­izado”.

O Santander revelou, em comunicado, que já disponibil­iza este serviço. “Para já, o serviço está disponível apenas em Portugal, mas no futuro irá abranger os outros países que integram o espaço SEPA”, adiantou a instituiçã­o que sublinhou que os clientes podem aceder a estas operações em qualquer dos canais oferecidos pelo banco. Quanto aos custos, os clientes com conta Advance ou conta Mundo 123 terão estas transferên­cias gratuitas até ao final do ano e os restantes clientes terão um custo igual a uma transferên­cia SEPA normal.

De acordo com o supervisor, este sistema foi desenvolvi­do de acordo com os requisitos pan-europeus estabeleci­dos para o processame­nto destas operações. O modelo definido para o processame­nto destas transferên­cias imediatas determina que as operações devem disponibil­izar os fundos num máximo de 10 segundos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal