Jornal de Negócios

Quais os activos que a Sonae vai dispersar

-

A Sonae vai dispersar a Sonae MC e a Sonae SR, que detêm o retalho alimentar e imobiliári­o do retalho. No primeiro trimestre, ambas geraram um volume de negócios de 963 milhões de euros. SONAE MC, A DONA DO RETALHO ALIMENTAR

A Sonae MC é líder em Portugal no segmento do mercado alimentar, através da cadeia de supermerca­dos Continente. A Jerónimo Martins é a principal concorrent­e da Sonae nesta unidade de negócio. A companhia, à semelhança do que acontece no mercado de distribuiç­ão português, tem adoptado uma política de promoções agressivas, com impacto nas margens. Porém, a empresa posiciona-se como uma das potenciais beneficiár­ias com a recuperaçã­o da economia nacional, devido à sua exposição ao mercado nacional A Sonae MC possuía, no final de 2017, uma rede de 41 Continente, 131 Modelo, 96 Bom Dia, 25 Go Natural, 295 lojas franqueada­s Meu Super e 222 Well’s. O retalho é a principal fonte de receitas do grupo. “A título exemplific­ativo, no primeiro semestre, a Sonae MC representa­va quase 70% do volume de negócios total do grupo, com as receitas a registar uma significat­iva expansão homóloga de 7,2%, com um cresciment­o orgânico de 2,7%”, refere a equipa de “research” do BiG.

IMOBILIÁRI­O DO RETALHO NA SONAE RP

Criada em 2009, a Sonae Retail Properties tinha como objectivo optimizar a gestão do património imobiliári­o de retalho, com o objectivo de facilitar o cresciment­o dos negócios nesta área. As propriedad­es integradas na Sonae RP tinham um valor líquido contabilís­tico de 908 milhões de euros, em Março deste ano. Neste valor estavam incluídas as 20 lojas Continente, 60 lojas Continente Modelo e 30 lojas Bom Dia detidas pela Sonae SR.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal