Jornal de Negócios

Terminal do Barreiro a concurso até Março de 2019

- MJB

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, acredita que o concurso para o futuro terminal do Barreiro, onde se perspectiv­a um investimen­to de 500 milhões de euros, será lançado no primeiro trimestre do próximo ano

Executivo já avançou várias datas para o desenvolvi­mento do projecto, que tem vindo a sofrer atrasos, apesar das manifestaç­ões de interesse de investidor­es de várias nacionalid­ades. Entre as razões dos adiamentos esteve, mais recentemen­te, a necessidad­e de reformular o projecto depois de, durante o período de discussão pública do primeiro estudo de impacto ambiental (EIA), diversas entidades, entre elas a autarquia do Barreiro, contestare­m o facto de a infra-estrutura prejudicar a marginal do concelho.

Teve assim de ser trabalhada uma nova configuraç­ão e redefinido o seu “layout” mais para montante e com uma ligeira rotação, de forma a não diminuir os impactos sobre a área urbana do Barreiro.

As alterações, que segundo a ministra foram substancia­is, obrigaram, no entanto, a um novo processo de avaliação de impacto ambiental. De acordo com Ana Paula Vitorino, a consulta pública deverá iniciar-se entre o final de Outubro e a primeira semana de Dezembro, de forma que o concurso público possa ser lançado no início do próximo ano “se tudo correr dentro da normalidad­e”, salientou no Parlamento.

Com a revisão, o projecto será agora implementa­do numa área menor e vocacionad­o para mais do que contentore­s. De acordo com explicaçõe­s que a ministra do Mar já deu no Parlamento, será um terminal multiusos que poderá movimentar também granéis sólidos e viaturas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal