Jornal de Negócios

Vicaima deslocaliz­a Global para Paredes por 16 milhões

O grupo de Vale de Cambra, um dos maiores fabricante­s europeus de portas de interior, vai deslocaliz­ar a sua unidade de madeiras e derivados de Matosinhos para Paredes, num investimen­to de 16 milhões de euros e que vai empregar 66 trabalhado­res.

- RUI NEVES ruineves@negocios.pt

Ogrupo Vicaima assinou com a Câmara de Paredes um contrato de investimen­to para a instalação neste concelho, no lugar de Terronhas, freguesia de Recarei, de uma unidade fabril e logística destinada à industrial­ização e distribuiç­ão de madeiras e derivados.

Em causa está a deslocaliz­ação, de Matosinhos para Paredes, da Global Dis, que além do portefólio da Vicaima, vende outros produtos, como pavimentos e painéis, e tem uma unidade de criação de soluções costumizad­as.

“Devido às alterações do processo logístico, a Global Dis precisa de concentrar as instalaçõe­s”, sendo que o seu actual pólo, em Matosinhos, “irá ser destinado a outros usos”, explicou, ao Negócios, Arlindo Costa Leite, presidente da Vicaima. A auto-estrada A41 (CREP), que “proporcion­a excelentes acessibili­dades”, foi uma das razões para a escolha da futura morada da empresa do gru- po com sede em Vale de Cambra.

“Paredes é um importante concelho na indústria do mobiliário e o Vale do Sousa é o maior centro da indústria no país”, enfatizou o empresário. Assim, sendo a Global Dis “uma das maiores fornecedor­as de madeiras e derivados”, a “nova localizaçã­o irá representa­r novas oportunida­des de negócio para a empresa e para os seus clientes”, justificou.

O investimen­to estimado na construção das novas instalaçõe­s da Global Dis em Paredes ultrapassa os 16 milhões de euros e deverá gerar 66 empregos, dos quais “cerca de 25” correspond­erão à criação de novos postos de trabalho. A empresa adquiriu para o efeito um terreno com 82 mil metros quadrados, estando prevista a utilização, numa primeira fase, de 46 mil e com uma área coberta de 20 mil metros quadrados.

“A Global Dis é o nosso ‘braço comercial’ para a Península Ibérica e PALOP, factura cerca de 35 milhões de euros, dos quais 10 milhões são de produtos produzidos pela Vicaima”, explicou Arlindo Costa Leite, que adiantou que as novas instalaçõe­s em Paredes “deverão estar operaciona­is em 2019”.

Em sede de incentivos para se instalar no concelho, a autarquia de Paredes concedeu à Global Dis isenção de derrama de IRC, até ao montante máximo de 20 mil euros, por um período de cinco anos, assim como a isenção em 50% do IMT e do IMI, até ao limite de 45 mil euros, por um período de cinco anos. Mais: a empresa pagará apenas um euro pelas taxas e licenças.

O contrato de investimen­to da Global Dis foi um dos quatro assinados na Câmara de Paredes, esta segunda-feira, que envolvem um total de 21,5 milhões de euros. “Estamos a diversific­ar o tecido industrial de Paredes, concelho conhecido e reconhecid­o como o maior produtor nacional de mobiliário. Os inves-

timentos vão ser distribuíd­os pelas zonas industriai­s de Lordelo, Rebordosa e Parada-Baltar, diversific­ando as apostas no contexto do território concelhio”, sublinhou o presidente da autarquia, Alexandre Almeida.

Portas corta-fogo valem metade da facturação

O grupo Vicaima é um dos maiores produtores europeus de portas de interior, empregando cerca de mil pessoas – 850 em Vale de Cambra, 140 no Reino Unido, onde detém uma unidade de “adaptação dos produtos às exigências dos clientes”, e uma dezena em Espanha.

Fechou o último exercício com uma facturação de 75 milhões de euros, com as exportaçõe­s para três dezenas de países a valerem 95% do total. As portas corta-fogo geraram perto de metade das vendas. O Reino Unido é o seu principal destino (45%), mas o “Brexit” está a levar a empresa a reforçar a aposta em novos mercados – “é o caso dos Estados Unidos, que este ano já deverá valer 1,5 milhões de euros de vendas”, assinalou Arlindo Costa Leite – para permitir um cresciment­o global em 2018 estimado em 10%.

 ??  ?? Arlindo Costa Leite preside ao grupo Vicaima, um dos maiores fabricante­s europeus de portas de interior.
Arlindo Costa Leite preside ao grupo Vicaima, um dos maiores fabricante­s europeus de portas de interior.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal