Jornal de Negócios

Centeno reúne-se com Tria esta sexta

- TIAGO VARZIM

O presidente do Eurogrupo vai a Roma esta sexta-feira para discutir o Orçamento do Estado para 2019 com o ministro das Finanças italiano. Depois de Itália ter entregado uma versão que ia contra as regras europeias, a Comissão Europeia decidiu pedir uma versão rectificad­a, que terá de ser entregue até ao dia 13.

Mário Centeno irá encontrar-se com Giovanni Tria na semana que começou com uma reunião do Eurogrupo onde a posição de Bruxelas foi apoiada. Centeno e Tria irão dar uma conferênci­a de imprensa, segundo o comunicado do Ministério das Finanças italiano. “Os ministros [das Finanças do euro] apoiaram a Comissão [Europeia] na respectiva avaliação e convidaram Itália a cooperar de perto com a Comissão na elaboração de um plano orçamental revisto em linha com as nossas regras orçamentai­s”, afirmou Mário Centeno após a reunião do Eurogrupo desta segunda-feira.

Um dia depois, a pressão continuou com a subida de tom por parte do comissário europeu dos Assuntos Económicos. “Quero diálogo, mas no final as sanções podem ser aplicadas se não chegarmos a um entendimen­to”, garantiu Pierre Moscovici, antecipand­o um cenário em que as negociaçõe­s falhem.

De acordo com a Reuters, Giovanni Tria terá dito aos seus colegas, no encontro dos ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), que no orçamento a sua posição é de político e não de economista. No fim da reunião, o ministro italiano garantiu que não irá mudar o documento. Contudo, segundo a Reuters, o mesmo terá dito que não se opõe a um comunicado conjunto dos ministros das Finanças europeus a pedir uma revisão do orçamento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal