Jornal de Negócios

Maioria dos jogadores entra a perder nos primeiros dias

São quase 200 os jogadores que têm a sua carteira em terreno negativo, bem mais do que aqueles que têm rendibilid­ades positivas. Mas já há valorizaçõ­es bem expressiva­s.

-

OJogo da Bolsa decorre durante quatro semanas e há muito tempo para recuperar as apostas iniciais que não se revelaram certeiras. Mas há jogadores que já hipotecara­m o acesso aos primeiros lugares da classifica­ção final, uma vez que perderam todo o dinheiro ou eliminaram mais de metade da carteira virtual de 100 mil euros com que iniciaram a sua participaç­ão.

São apenas três jogadores que estão nesta situação, embora seja maioritari­amente negativa a ten- dência entre os jogadores que já avançaram com as primeiras transacçõe­s nos dois primeiros dias do Jogo da Bolsa. Entre os mais de mil participan­tes são 180 os que estão no “vermelho”, enquanto apenas 133 registam um saldo positivo.

Tal como aconteceu nas edições dos últimos anos, os jogadores estão a recorrer sobretudo a contract for difference (CFD), uma vez que estes instrument­os financeiro­s complexos permitem uma elevada alavancage­m, o que exponencia o potencial de ganhos (e também de perdas).

Perto de 20 jogadores conseguira­m ganhos acima de 10% em apenas dois dias, sendo que não se encontra uma estratégia comum além da utilização dos CFD. Carlos Salazar, do Porto, conseguiu uma rendibilid­ade próxima dos 40% em apenas duas sessões ao apostar nos CFD sobre o petróleo. Mas nos lugares cimeiros também surgem jogadores que apostaram sobretudo em CFD de vários índices de acções, como é o caso do Nasdaq, Dow Jones e Nikkei.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal