Jornal de Negócios

Bruxelas põe défice de Centeno no pódio dos menos credíveis

Comissão Europeia prevê travagem do PIB em 2019. Previsão fica quatro décimas acima da do Governo.

- MARGARIDA PEIXOTO margaridap­eixoto@negocios.pt

No conjunto da zona euro, Portugal é o terceiro país cuja meta orçamental é considerad­a menos credível por Bruxelas. Olhando para o objectivo fixado pelos Governos nacionais, e comparando-o com a projecção da Comissão Europeia, só Espanha e Itália apresentam diferenças maiores.

Nas Previsões de Outono, publicadas ontem em Bruxelas, a Comissão Europeia antecipa um défice de 0,6% do PIB para as administra­ções públicas portuguesa­s. Este valor contrasta com a meta de 0,2%, assumida por Mário Centeno, ministro das Finanças, perante o Parlamento português e o Executivo comunitári­o.

A diferença são 0,4 pontos percentuai­s e resultam de uma diver- gência já anunciada: quatro dias depois de Centeno ter submetido o seu plano de OE 2019 em Bruxelas, recebeu uma carta onde se questionav­am as contas e se avisava para o risco de um desvio significat­ivo das regras do braço preventivo do Pacto de Estabilida­de (e Cresciment­o).

Nas Previsões de Outono, e mesmo depois de o Ministério das Finanças ter respondido à Comissão, Bruxelas não mudou de ideias. O saldo global mais elevado tem implícita uma manutenção do saldo estrutural (que desconta as medi- das temporária­s e o impacto do ciclo económico), em vez de uma melhoria de 0,6 pontos, como seria suposto para cumprir as regras.

0,6% DÉFICE Este é o valor do défice que a Comissão Europeia estima para Portugal, em 2019. Tem implícita a manutenção do saldo estrutural.

As diferenças importam?

Enquanto presidente do Eurogrupo, Mário Centeno vai hoje a Roma pressionar Giovanni Tria, o ministro das Finanças italiano, a aproximar os seus planos orçamentai­s das normas comunitári­as. “A Comissão não é insensível. Podemos aproximar-nos, mas devemos respeitar as regras. A Comissão não pode fazer

 ??  ?? Mário Centeno vai hoje à capital italiana para tentar convencer o governo a alterar a proposta de orçamento.
Mário Centeno vai hoje à capital italiana para tentar convencer o governo a alterar a proposta de orçamento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal