Jornal de Negócios

Sporting faz emissão com plano B em cima da mesa

Bruno de Carvalho suspeito de ordenar ataque a Alcochete

- PEDRO CURVELO pedrocurve­lo@negocios.pt

ASporting SAD lança esta segunda-feira uma emissão obrigacion­ista de 30 milhões de euros para reembolsar um empréstimo idêntico cujo reembolso vence este mês. No prospecto da nova emissão a SAD assegura dispor de uma “almofada” de 15 milhões de euros para proceder ao reembolso e condiciona o novo empréstimo obrigacion­ista a um montante subscrito de pelo menos 15 milhões.

Assim, caso a procura de obrigações fique abaixo da fasquia dos 15 milhões, a SAD liderada por Frederico Varandas terá de obter financiame­nto de outra forma para evitar o incumprime­nto do reembolso da emissão anterior. Emissão essa cujo reembolso já foi adiado da data originalme­nte prevista, 25 de Maio, para 26 de Novembro.

Tal como as anteriores emissões, e como é prática das várias SAD, a maturidade do novo empréstimo obrigacion­ista é de três anos. A taxa de juro oferecida é de 5,25%, um valor acima do praticado pela SAD do FC Porto, em Maio, que foi de 4,75%, e pela SAD do Benfica, que em Julho fez uma emissão com uma taxa de juro de 4%.

A SAD pode ainda, até 16 de Novembro, aumentar o valor da emissão até um máximo de 60 milhões de euros, valor que foi aprovado pelos sócios do Sporting numa assembleia-geral realizada a 11 de Maio, quando o presiden- te do clube e da SAD ainda era Bruno de Carvalho.

Almofada garantida

No prospecto é referido, expressame­nte, que “a Sporting SAD tem já garantidos fundos próprios decorrente­s da sua actividade operaciona­l, no valor de 15 milhões de euros”. Aforma de assegurar o dinheiro suficiente para proceder ao reembolso a 26 de Novembro, caso a actual emissão fracasse, será, de acordo com a SAD, a banca.

“Em caso de subscrição incompleta da oferta, a Sporting SAD diligencia­rá junto das suas fontes habituais de financiame­nto com vista a obter os recursos necessário­s para cumpriment­o dos seus objectivos, designadam­ente mediante financiame­nto bancário”, pode ler-se no prospecto.

A operação apresentad­a na sexta-feira estipula a emissão de seis milhões de obrigações com um valor nominal de cinco euros cada, sendo o montante mínimo de subscrição de 100 euros.

A oferta decorre a partir desta segunda-feira, 12 de Novembro, até 22 de Novembro. Caso assim decida, a SAD do Sporting poderá aumentar o valor da emissão até ao dia 16 de Novembro.

A emissão constitui a primeira “prova de fogo” junto dos mercados da direcção liderada por Frederico Varandas, que assumiu a presidênci­a do clube após as eleições de 8 de Setembro. Quando, a 26 de Outubro, a SAD indicou estar a proceder à “estruturaç­ão e montagem de um novo empréstimo obrigacion­ista” a operação foi classifica­da pela administra­ção da sociedade anónima desportiva como “fundamenta­l para o cumpriment­o de compromiss­os financeiro­s da sociedade”.

 ??  ?? Antigo presidente do Sporting e líder da Juve Leo foram detidos no Domingo.
Antigo presidente do Sporting e líder da Juve Leo foram detidos no Domingo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal