Jornal de Negócios

Mário Ferreira torna-se o maior cliente da Martifer

O empresário, que tem quatro navios em construção em Viana, adjudicou à West Sea mais dois por 118 milhões de euros. “É a ‘trave-mestra’ destes estaleiros”, reconheceu o “chairman” do grupo Martifer.

- RUI NEVES ruineves@negocios.pt

“O Mário Ferreira tem sido a ‘trave-mestra’ na transforma­ção destes estaleiros numa referência mundial ao nível da construção de navios de turismo de média dimensão. “CARLOS MARTINS “Chairman” do grupo Martifer

AMartifer tem no empresário Mário Ferreira a sua maior fonte de proveitos. Com a construção naval a ganhar cada vez mais peso no grupo sedeado em Oliveira de Frades, o “tubarão” dos cruzeiros fluviais tornou-se uma peça crítica no “turn around” empreendid­o pela companhia dos irmãos Martins.

Nos estaleiros navais de Viana do Castelo, concession­ados à West Sea, estão, neste momento, em construção quatro navios para o grupo de Mário Ferreira, que acaba de adjudicar à participad­a da Martifer mais duas embarcaçõe­s. Contas feitas, este sexteto naval vale uma facturação superior a 180 milhões de euros.

Na passada sexta-feira, em co- municado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário­s (CMVM), a Martifer revelou que tinha conseguido mais um contrato, no valor de 118 milhões de euros, para a construção de dois navios oceânicos para a Mystic Invest, a “holding” do dono da Douro Azul.

“O Mário Ferreira tem sido o principal cliente dos estaleiros e o grande responsáve­l, a par da nossa capacidade, por dinamizar os estaleiros de Viana do Castelo”, reconheceu Carlos Martins, “chairman” da Martifer, em declaraçõe­s ao Negócios. “Tem sido, ao fim e ao cabo, a ‘trave-mestra’ na transforma­ção destes estaleiros numa referência mundial ao nível da construção de navios de turismo de média dimensão”, enfatizou o mesmo empresário.

Depois de ter facturado perto de 100 milhões de euros com a construção dos últimos oito navios que a Douro Azul tem em operação no rio Douro, a Martifer prevê entregar, “entre Fevereiro e Abril do próximo ano”, mais três para o mesmo cliente e que tem também o Douro como destino. “Cada um deles representa uma facturação de 7,2 milhões de euros para a West Sea”, detalhou Martins.

Mais de mil trabalhado­res

E, para “o início de Abril”, está prevista a entrega do World Explorer, o primeiro navio oceânico da Mystic Invest, que vale “cerca de 41 milhões de euros” de proveitos para a subconcess­ionária dos estaleiros de Viana. Questionad­o sobre o custo total deste navio, que estava orçado em 70 milhões de euros, Mário Ferreira admitiu ao Negócios, sem detalhar, que o mesmo “se desviou substancia­lmente do valor inicial, dada a sua sofisticaç­ão tecnológic­a”.

Com 126 metros de compriment­o e 19 de largura, o World Explorer, que está equipado com tecnologia Rolls-Royce e uma capacidade para cerca de 200 pessoas e 111 tripulante­s, vai oferecer itine- rários de cruzeiros de expedição na Antártida, com partida em Ushuaia, cidade situada na ponta sul da Argentina.

Uma das réplicas do World Explorer “começa a ser construído ainda este mês” e a outra “dentro de seis meses” devendo ser entregues a Mário Ferreira “em Maio de 2020 e em Maio de 2021”, respectiva­mente. Aassinatur­a do contrato de construção dos dois novos navios entre a West Sea e a Mystic Invest está marcada para esta terça-feira, 13 de Novembro, nos estaleiros de Viana, numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

A West Sea está ainda a construir um Navio Patrulha Oceânico (NPO) para a Marinha portuguesa, que deverá ser entregue “no início do próximo ano”. Nos estaleiros “trabalham actualment­e cerca de 1.100 pessoas”, contando com os subempreit­eiros, dos quais “cerca de 350” integra os quadros da participad­a da Martifer.

 ?? Ricardo Meireles ?? A Martifer vai facturar mais de 180 milhões de euros com os seis navios em construção e adjudicado­s por Mário Ferreira.
Ricardo Meireles A Martifer vai facturar mais de 180 milhões de euros com os seis navios em construção e adjudicado­s por Mário Ferreira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal