Jornal de Negócios

Bruno de Carvalho suspeito de ordenar ataque em Alcochete

O antigo presidente do Sporting foi detido na tarde de domingo. Bruno de Carvalho vai ser interrogad­o por suspeitas de que será autor moral do ataque à Academia de Alcochete a 15 de Maio. Líder da Juve Leo também foi detido.

- Luís Manuel Neves

Oex-presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi detido este domingo para interrogat­ório no âmbito da investigaç­ão ao ataque à Academia do Sporting em Alcochete, no dia 15 de Maio. Foi ainda preso Nuno Mendes, chefe da Juventude Leonina, conhecido como Mustafá. A GNR fez também buscas na sede da claque.

A Procurador­ia-geral da República confirmou “duas detenções no âmbito do inquérito relacionad­o com as agressões na Academia do SCP em Alcochete”. Numa resposta à Lusa indicou que os detidos “serão oportuname­nte presentes ao Juiz de Instrução Criminal para aplicação das medidas de coacção”.

Segundo o Correio da Manhã, que avançou com a informação em primeira mão, Nuno Mendes foi detido na tarde de domingo pelo DIAP de Lisboa, em colaboraçã­o com a GNR.

Bruno de Carvalho e o líder da Juventude Leonina vão ser interrogad­os no âmbito da invasão da Academia de Alcochete por um grupo de adeptos que agrediram vários jogadores e elementos da equipa técnica. O processo contava já com 38 detidos, acusados de ofensa à integridad­e física agravada, sequestro e terrorismo.

Nem Bruno de Carvalho, nem Mustafá estiveram na Academia, mas respondem pela autoria moral do ataque. Deverão ser presentes a um juiz na terça-feira. A acusação deverá sair ainda esta semana.

O antigo presidente do Sporting negou sempre o envolvimen­to nos acontecime­ntos de 15 de Maio. “Jamais, com as regras e princípios que me norteiam, poderia ser responsáve­l por um acto hediondo como aquele que foi cometido na Academia do Sporting na passada terça-feira, o qual me tem sido atribuído no plano moral”, escreveu num comunicado divulgado dois dias depois.

O ataque à Academia foi o culminar de uma tensão crescente entre Bruno de Carvalho e os jogadores da equipa principal de futebol, depois do então presidente do Sporting ter publicado um “post” no Face- book com críticas severas ao plantel e a alguns elementos em particular, na sequência de maus resultados. Os jogadores reagiram com críticas ao presidente e Bruno de Carvalho respondeu com processos disciplina­res. Após as agressões em Alvalade, vários jogadores avançaram para a rescisão dos contratos com o clube, como

Bruno de Carvalho foi entretanto destituído em assembleia-geral e impedido de concorrer à presidênci­a do clube. As eleições ditaram a vitória de Frederico Varandas, que tomou posse a 9 de Setembro.

O chefe da principal claque do Sporting já estava envolvido noutro processo,com Paulo Pereira Cristóvão e mais 15 arguidos, por integrarem uma rede de assaltos violentos a residência­s.

Bruno de Carvalho e Nuno Mendes deverão ser presentes ao juiz na terça-feira.

 ??  ?? Bruno de Carvalho foi detido na tarde de domingo e deverá ser hoje presente a um juíz.
Bruno de Carvalho foi detido na tarde de domingo e deverá ser hoje presente a um juíz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal