Jornal de Negócios

Ex-banco do Banif passa a Bison e muda-se para antiga sede do CaixaBI

Banco Bison: é esta a marca que os chineses pediram para registar em Portugal. O banco de investimen­to está em mudanças. Falta chegar a nova presidênci­a, mas a sede já foi alterada.

- DIOGO CAVALEIRO

Os chineses do grupo Bison vão alterar a marca da unidade de investimen­to do Banif, que adquiriram em Julho. Segundo o Instituto Nacional da Propriedad­e Industrial, o pedido de registo aponta para a absorção do nome do accionista.

Foi em Agosto que foi feito o pedido, por parte da Bison Capital Holding Company Limited, para o registo de uma marca nacional: Banco Bison. Neste momento, aguarda eventuais oposições ao pedido, com data prevista para o fim deste período em 4 de Dezembro.

Até aqui, os chineses da Bison Capital têm-se referido ao Banif – Banco de Investimen­to pelas suas iniciais: BBI. O banco não esteve disponível para responder às questões sobre a marca.

Neste momento, a entidade aguarda ainda a chegada do novo presidente executivo. O Jornal Económico noticiou que Pedro Cardoso, ex-líder do Banco Nacional Ultramarin­o, banco da CGD em Macau, é o presidente executivo pro- posto. Entretanto, o Eco noticiou, na semana passada, que o Banco de Portugal fez pedidos de esclarecim­entos adicionais sobre os nomes propostos para o conselho de administra­ção. Nem o supervisor nem a instituiçã­o financeira fizeram comentário­s sobre o tema.

Neste momento, o conselho de administra­ção do BBI, que tem quatro membros, é presidido por Lijun Yang. O mandato compreende-se entre 2018 e 2021.

Quanto ao conselho fiscal, o órgão responsáve­l por vigiar a gestão executiva do banco, conta com três elementos, sendo liderado por Issuf Ahmad. Este foi o gestor escolhido, em 2014, pelo governo de Passos Coelho para liderar o conselho fiscal do Banif, na sequência da injecção estatal.

O banco foi intervenci­onado em Dezembro de 2015 e a maioria dos activos transmitid­os para o Santander Totta, com uma parcela a passar para a Oitante e ainda uma parte residual a ficar no Banif SA. O banco de investimen­to ficou no veículo Oitante, que chegou a acordo para a venda aos chineses em 2016, mas que só em 2018 obteve autorizaçã­o do Banco Central Europeu para fechar a transacção.

Mudam-se para antiga sede do CaixaBI

Desde que assumiu o controlo do BBI, o grupo Bison tem feito várias mudanças. Desde logo, procedeu a um aumento de capital de 41 milhões de euros.

A sede também mudou: agora é na Rua Barata Salgueiro, n.º 33, piso 0, Lisboa, segundo o Portal de Justiça. Este é o imóvel que, no início do ano, foi vendido pela Caixa Geral de Depósitos por um montante em torno de 20 milhões de euros. Era aqui que estava instalada a unidade de investimen­to do banco público, que, no âmbito do plano de reestrutur­ação, passou para a sede da Caixa Geral, na Avenida João XXI, também na capital.

 ?? Paulo Calado ?? O BBI está de saída da Av. José Malhoa, que pertencia ao Banif e onde ficou a Oitante. Segue para a antiga sede do CaixaBI.
Paulo Calado O BBI está de saída da Av. José Malhoa, que pertencia ao Banif e onde ficou a Oitante. Segue para a antiga sede do CaixaBI.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal