Jornal de Negócios

Bancos e SAD têm até fim do ano para fechar acordo sobre VMOC

O Millenium bcp e o Novo Banco disponibil­izaram-se para negociar com a SAD do Sporting a alteração do acordo quadro. Mas as negociaçõe­s têm de estar concluídas até ao final do ano.

- PEDRO CURVELO

O Millenium bcp e o Novo Banco, os dois maiores credores da SAD do Sporting, disponibil­izaram-se para renegociar as condições do acordo quadro – relativo aos Valores Mobiliário­s Obrigatori­amente Convertíve­is (VMOC), no valor de 135 milhões de euros – com a administra­ção liderada por Frederico Varandas.

No entanto, as negociaçõe­s e as eventuais alterações terão de estar concluídas e formalizad­as até ao final do ano. É isto que indica o prospecto da emissão obrigacion­ista da SAD divulgado sexta-feira, 9 de Novembro.

Os bancos, refere o documen- to, concederam “um ‘waiver’ (renúncia temporária) até final do ano para regulariza­ção das obrigações, pecuniária­s e não pecuniária­s pendentes, designadam­ente obrigações de reembolso antecipado dos créditos financeiro­s e de reforço das contas de reserva pendentes”.

A 30 de Abril deste ano, num artigo de opinião publicado no Diário de Notícias, o então presidente do Sporting Bruno de Carvalho revelou que a SAD tinha renegociad­o as condições dessa reestrutur­ação com o Novo Banco e o BCP. O presidente “leonino” detalhou que o preço de compra de cada VMOC é de 30 cêntimos, quando o valor anterior era de um euro. Bruno de Carvalho sublinhou que “o clube e seus sócios apenas necessitam de 40,5 milhões para comprar a totalidade das VMOC, em vez dos anteriores 135 milhões”. Os VMOC vencem em Dezembro de 2026.

Durante a campanha para a presidênci­a do Sporting, Frederico Varandas garantiu que iria assinar um acordo “igual ou melhor” do que o alcançado por Bruno de Carvalho e que nunca chegou a ser assinado devido à destituiçã­o dos órgãos sociais do clube e da SAD, a 23 de Junho.

 ?? Vítor Costa ?? Frederico Varandas vai ter uma “prova de fogo” junto dos mercados.
Vítor Costa Frederico Varandas vai ter uma “prova de fogo” junto dos mercados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal