Jornal de Negócios

QUATRO FORMAS DE INVESTIR EM OURO

-

Há várias formas de ganhar exposição ao ouro. Seja através da compra física , de barras e moedas de ouro, até ao investimen­to em fundos, warrants ou ETF. Saiba como pode investir.

FUNDOS DE METAIS PRECIOSOS

A aposta em fundos de investimen­to é uma das mais recomendad­as pelos especialis­tas. Existem vários produtos disponívei­s no mercado nacional que investem em acções do sector dos metais preciosos, dando exposição aos ganhos das empresas que beneficiam com a recuperaçã­o dos preços do metal dourado.

ETF OU CERTIFICAD­OS PARA SEGUIR O OURO

Os Exchange Traded Funds (ETF) são fundos cotados em bolsa que replicam a evolução de um índice. A cotação é apenas influencia­da pelas oscilações no mercado. Através de um ETF que tenha como subjacente o ouro irá seguir a evolução dos preços da matéria-prima. Pode ainda investir em certificad­os, que também seguem o desempenho.

FUTUROS E WARRANTS DÃO ALAVANCA

O investimen­to em contratos de futuros ou warrants permite alavancar a exposição. Ou seja, é apenas preciso entrar com um pequeno montante para manter uma posição elevada. O potencial de ganhos e perdas é, assim, muito elevado. No caso dos warrants, pode também apostar na queda de um activo, através de uma “put warrant”.

COMPRA DE MOEDAS OU BARRAS DE OURO

Para quem preferir ter o metal precioso em mãos, é possível comprar directamen­te moedas e barras de ouro. Algumas ourivesari­as vendem, mas há também empresas especializ­adas ou os próprios bancos. Não se esqueça de que é preciso guardá-lo num lugar seguro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal