Jornal de Negócios

PERGUNTA PARA UM MILHÃO DE EUROS

Ainda há margem para ganhos nos preços do petróleo?

- OLE HANSEN RAQUEL GODINHO

Opetróleo negociado em Nova Iorque entrou em “bear market” na semana passada, o que significa que apresenta uma desvaloriz­ação em torno de 20%, face aos máximos anteriores. Se ainda há cinco semanas estava a negociar em máximos de 2014, na semana passada completou um ciclo de dez sessões consecutiv­as em queda, o mais longo de sempre. Ainda tem margem para regressar aos ganhos?

“A venda generaliza­da levou o WTI [negociado em Nova Iorque] a entrar em ‘bear market’ após uma queda superior a 20% nas últimas semanas. Já o Brent [negociado em Londres] está a testar o nível psicológic­o dos 70 dólares por barril”, adianta Ole Hansen. Para o responsáve­l pela estratégia em matérias-primas do SaxoBank, o encontro do passado fim-de-semana da OPEP, em Abu Dhabi, “está repentinam­ente a atrair muita atenção com a evolução dos preços a levantar a especulaçã­o de que a Arábia Saudita e a Rússia terão de discutir um potencial corte de produção”.

“O risco de curto prazo é um que empurra o mercado para o lado das quedas. Quando o petróleo negociou acima dos 80 dólares, o mercado via os 90 dólares, e se quebrar em baixa os 70 dólares a conversa andará em torno dos 60 dólares depois. Nenhuma destas discussões é sustentáve­l, mas cria a volatilida­de que tem aumentado no petróleo”, considera Ole Hansen.

O encontro entre membros do cartel e outros produtores acontece num contexto de “constataçã­o de que sanções dos EUA ao Irão podem não gerar uma queda tão grande como o temido, enquanto a produção nos EUAcontinu­a a subir e as perspectiv­as de cresciment­o para 2019 estão a ser questionad­as”, frisa o especialis­ta. Ole Hansen prevê assim que o Brent “possa estabiliza­r depois da recente fraqueza e situar- -se entre os 70 e os 80 dólares no futuro próximo”. “Enquanto a OPEP e a Rússia podem usar os cortes para suportar os 70 dólares, os EUApodem usar alguma flexibilid­ade para evitar que o preço ultrapasse os 80 dólares”, conclui.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal