Jornal de Negócios

Britânica Signature leva o Funchal por 3,9 milhões

- RUI NEVES

O histórico paquete Funchal foi esta quarta-feira vendido em hasta pública ao grupo hoteleiro britânico Signature Living por 3,91 milhões de euros, após um duelo renhido com um consórcio franco-brasileiro, o qual, de acordo com o administra­dor de insolvênci­a, terá sido formado no momento após a abertura das quatro propostas apresentad­as a leilão.

Pelo caminho tinha ficado a oferta de um grupo turco, a compradora dos navios Porto e Lisboa, que serão desmantela­dos para sucata e que faziam parte, juntamente com o Funchal e o Azores, da frota das empresas de cruzeiros falidas de Rui Alegre. O representa­nte da Signature Living disse que o Funchal deverá ser levado para Inglaterra e que esta é a primeira embarcação do grupo.

Há duas semanas, um trabalho da SIC avançava que o Montepio Geral terá financiado em 150 milhões de euros o ruinoso sonho naval de Rui Alegre, mais de metade desse valor sem quaisquer garantias. Segundo a investigaç­ão deste canal televisivo, foram assinados 58 contratos de crédito com as sociedades de Alegre, sendo que uma parte dos créditos foi concedida sob o parecer negativo do Departamen­to de Avaliação de Crédito (DAC) do banco.

A 30 de Junho de 2015, cerca de quatro meses após as diferentes sociedades de Alegre terem caído na insolvênci­a, a Direcção de Auditoria e Inspecção do Montepio apresentou um relatório em que detalhava toda a ruinosa operação de financiame­nto de Alegre. Parte desse dinheiro terá sido utilizado para amortizar dívidas anteriores do empresário, assim como para comprar dois automóveis e pagar salários de Rui Alegre.

 ?? Sérgio Lemos ?? O paquete Funchal, atracado em Lisboa há quase quatro anos, deverá agora rumar a Inglaterra e tornar-se um hotel.
Sérgio Lemos O paquete Funchal, atracado em Lisboa há quase quatro anos, deverá agora rumar a Inglaterra e tornar-se um hotel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal