Jornal de Negócios

O nicho é a nova massa

Lisboa fez-se marca porque é mundialmen­te conhecida, mas o digital permite a novas e tradiciona­is marcas encontrare­m espaço e relevância.

- David Mar tins

“Não são só os países que competem à escala global mas também as regiões e as cidades”, referiu Paulo Soeiro de Carvalho, Director de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, referindo-se à questão da marca Portugal e da recém-lançada marca Made of Lisboa.

Em 2012 nasce a Startup Lisboa, que hoje é a flag project da cidade de Lisboa, com mais de 20 incubadora­s, mais de 20 programas de aceleração nacionais e internacio­nais, vários espaços criativos na cidade de Lisboa. É um ecossistem­a que vale 1,2 mil milhões de euros, diz Paulo Soeiro de Carvalho.

A marca Made ofLisboa é uma plataforma aberta, uma marca “para projectar para o futuro, é laboratóri­o de inovação aberto”.

Quando abriu o primeiro hotel memmo, há cerca de dez anos, em Sagres, Rodrigo Machaz, já acreditava que “o nicho é a nova massa” e que já chegou a Lisboa, em Alfama e no Príncipe Real.

“A possibilid­ade de marcar directamen­te online foi a minha salvação, seja na distribuiç­ão directa do produto, com as online travel agencies, como a booking, e ou de nicho, como black tomato, Mr & Mrs Smith. Isto sem digital não era possível, pois tinha uma intermedia­ção que levava 40% à cabeça.”

Desde 1974 que o Solar dos Presuntos tem a preocupaçã­o de que a sua marca esteja presente desde o prato, ao copo, e hoje o facebook, o instagram, “estamos sempre atentos a esses media, procuramos criar produtos de merchandis­ing”, referiu Pedro Cardoso.

Considera que tripadviso­r é uma das melhores ferramenta­s. “Temos uma classifica­ção péssima mas serve de livro de reclamaçõe­s. Os funcionári­os sabem que todos os dias estão a ser avaliados e vai fazer com que o serviço seja melhor.” Já Rodrigo Machaz diz que “o tripadviso­r funciona como o cliente mistério que não tenho de pagar”.

 ??  ?? Alexandra Machado, Pedro Soeiro de Carvalho, Rodrigo Machaz e Pedro Cardoso.
Alexandra Machado, Pedro Soeiro de Carvalho, Rodrigo Machaz e Pedro Cardoso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal