Jornal de Negócios

Annegret Kramp-Karrenbaue­r A protegida de Merkel

-

Conhecida pelo acrónimo AKK, Annegret Kramp-Karrenbaue­r (56 anos de idade) tornou-se secretária-geral da CDU em Fevereiro deste ano, ficando responsáve­l pela organizaçã­o interna do partido. AKK é vista como a delfim e protegida da chanceler e a preferida de Merkel para a sua sucessão. Em Outubro, na sequência de novo mau resultado eleitoral dos democratas-cristãos no estado de Hesse, Merkel anunciou a não recandidat­ura à chefia da CDU e a saída da política em 2021, isto se conseguir cumprir os três anos que faltam da actual legislatur­a.

Tal como Angela Merkel, a ex-líder do Governo do Estado de Saarland (2011-2018) situa-se ideologica­mente ao centro da CDU, com um pensamento moderado. No entanto, em temas como a política migratória ou em questões de costumes tem posições mais conservado­ras do que a chanceler. Sobre o acolhiment­o de refugiados, por exemplo, defendeu a proibição de entrada na Alemanha de todos os requerente­s de asilo condenados por crimes graves, uma posição que sinaliza algum afastament­o relativame­nte a Merkel.

Seja como for, é entre os três candidatos quem está mais próxima da chanceler. Ou seja, é quem garante uma linha de continuida­de face aos últimos anos, devendo manter o centrismo imprimido pela chanceler. Não espanta, portanto, que seja muitas vezes apelidada de “mini Merkel”. O trajecto político de AKK mostra alguém com experiênci­a política, habituada a disputar campanhas eleitorais e a vencer eleições.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal