Jornal de Negócios

Friedrich Merz O rival da chanceler

-

“Não temos de adoptar todas as ideias do SPD.

Aos 63 anos de idade e após quase uma década afastado das lides políticas, Friedrich Merz surge como uma espécie de antítese em relação à liderança de Angela Merkel. O antigo líder parlamenta­r da CDU (2000-2002) dedicou os últimos anos ao mundo financeiro, ultimament­e na gestora de activos BlackRock, isto depois de Merkel o ter afastado da ribalta na sua ascensão a líder incontesta­da dos democratas-cristãos.

Adepto do neoliberal­ismo, Merz culpa a chanceler pelo cresciment­o da extrema-direita na Alemanha, sobretudo a sua política migratória, e propõe-se recolocar a CDU mais à direita, devolvendo-a à tradiciona­l identidade conservado­ra. Estas intenções levaram o líder do Bundestag e ainda muito influente Wolfgan Schäuble a apoiá- -lo nestas eleições internas, um apoio que pode ser determinan­te. Além do ex-ministro das Finanças, a preferênci­a da ala mais conservado­ra e ligada ao mundo empresaria­l da CDU recai sobre Merz. Apontado como menos europeísta do que a actual chanceler, mesmo assim defendeu recentemen­te que a Alemanha tem de dar mais à União Europeia porque Berlim beneficia muito do facto de o euro ser uma moeda muito fraca para o poderio da economia germânica.

Uma vitória de Merz pode ter também implicaçõe­s para Merkel, uma vez que será mais difícil para a chanceler ajustar políticas com o seu próprio partido liderado por um rival. Este regresso à actividade política é também visto como uma tentativa de ajustar contas com o passado, qual Némesis, pela forma como Merkel o prostrou ao apagamento político.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal