Jornal de Negócios

Moscovici: Portugal deve ir “mais além” no OE19

- LUSA

“Achamos que, tendo em conta as nossas estimativa­s, os esforços estruturai­s de Portugal poderiam ir um pouco mais além e, por isso, falamos em riscos”, disse Pierre Moscovici em entrevista à agência Lusa, em Lisboa.

O comissário europeu para os Assuntos Económicos sublinhou, contudo, que Bruxelas não está a “pensar aplicar qualquer procedimen­to” ao país. “Os esforços estruturai­s, a nosso ver, não são suficiente­s. Ainda assim, são positivos e temos de os assinalar. No passado, Portugal provou estar certo e nós errados, por isso vamos ver.” Moscovici aludia ao facto de, no final de Novembro, a Comissão Europeia ter considerad­o que a proposta de OE19 põe um risco de incumprime­nto do Pacto de Estabilida­de e Cresciment­o.

“Para ser honesto, não é a primeira vez que o fazemos, e até agora sempre nos enganámos. O meu amigo António [Costa] gosta de escrever no Twitter que está certo, ao contrário da Comissão Europeia e, honestamen­te, quero estar errado e ele certo”, acrescento­u.

O comissário realçou também que nesta sua vinda a Lisboa só encontrou “boas notícias”. “Chego a Lisboa e o sol está a brilhar. Não estou só a falar do tempo, que está brilhante, estou a falar da economia”, lembrando que “agora há cresciment­o em Portugal, mesmo que esteja a abrandar, e que o desemprego está em 6,7%, o que é 10 pontos percentuai­s menos do que há alguns anos”. “Isto é muito bom para Portugal.” “E quando olhamos para o défice, está abaixo de 1%, o que também é um resultado brilhante.”

Já sobre a sua relação com o primeiro-ministro, confessou ser “um amigo especial”. “Conhecemo-nos há algum tempo.”

 ?? Mário Cruz/Lusa ?? O comissário europeu esteve em Lisboa e não deixou de repetir o pedido de maior consolidaç­ão orçamental.
Mário Cruz/Lusa O comissário europeu esteve em Lisboa e não deixou de repetir o pedido de maior consolidaç­ão orçamental.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal