Jornal de Negócios

Cepsa baixa preço de carregamen­tos acima de 10 minutos

Um mês após o início do pagamento dos carregamen­tos rápidos de veículos eléctricos, a Cepsa alterou o tarifário nos postos que gere. Os preços baixam para carregamen­tos superiores a 10 minutos. Os restantes operadores mantiveram os preços.

- PEDRO CURVELO

Um mês após o início do pagamento nos postos de carregamen­to rápido para veículos eléctricos, a Cepsa foi o único dos principais operadores de postos de carregamen­to (OPC) a alterar o seu tarifário.

“Este ajuste baseou-se numa combinação carregamen­to/tempo de utilização e teve um impacto na redução da tarifa média de carregamen­to”, indicou ao Negócios fonte oficial da Cepsa.

No arranque do pagamento dos carregamen­tos em postos rápidos, a petrolífer­a espanhola cobrava 0,15 euros por minuto de carregamen­to nos seus postos. Este tarifário, segundo uma simulação realizada pela Associação de Utilizador­es de Veículos Eléctricos (UVE), classifica­va a Cepsa como o operador de posto com os preços mais elevados.

A simulação, que tinha por pressupost­os um carregamen- to de 30 minutos, utilização de uma tarifa bi-horária (fora de vazio) e um carregamen­to de 15 kilowatts (Kw), indicava que os postos da Cepsa eram os mais caros, com os preços de um carregamen­to com estas caracterís­ticas a variar entre os 8,74 e os 9,88 euros, dependendo do Comerciali­zador de Electricid­ade para a Mobilidade Eléctrica (CEME) contratado.

Com o novo tarifário da Cepsa, os preços dos carregamen­tos nos seus postos passam a variar entre os 7,51 e os 8,64 euros. Apesar de uma descida face aos valores do anterior tarifário, a Cepsa continua a ser o operador de posto com preços mais elevados.

A alteração levada a cabo pela petrolífer­a passou pela introdução de um valor fixo inicial por carregamen­to no valor de 0,5 euros, que anteriorme­nte não cobrava, e pela redução em 33,3% na componente variável, com a descida do preço por minuto de carregamen­to de 0,15 para 0,1 euros. Esta mudança significa que o preço a pagar pelo consumidor diminui para carregamen­tos superiores a 10 minutos de duração, aumentando para durações inferiores.

Os tarifários dos operadores de postos são actualizad­os mensalment­e.

 ?? Carlos Santos ?? A Cepsa foi a única operadora a alterar o tarifário face ao que vigorava em Novembro.
Carlos Santos A Cepsa foi a única operadora a alterar o tarifário face ao que vigorava em Novembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal