Jornal de Negócios

Guerra aberta entre Liga dos Bombeiros e Governo

- André Kosters /Lusa

Está instalado um clima de guerra entre o Governo e a Liga dos Bombeiros por causa da reforma da Protecção Civil. O tom das declaraçõe­s subiu no domingo, levando o Presidente da República a apelar à contenção.

A Liga dos Bombeiros (LBP), que representa os voluntário­s, anunciou no sábado que iria “abandonar de imediato” a estrutura da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), suspendend­o toda a informação operaciona­l aos Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS). Uma tomada de posição destina- da a contestar o que considera ser uma perda de autonomia imposta pela legislação avançada pelo Executivo.

A posição da LBP mereceu uma resposta dura do ministro da Administra­ção Interna. É “absolutame­nte irresponsá­vel” e “põe em causa a segurança dos portuguese­s”, afirmou Eduardo Cabrita no domingo de manhã, na sede da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Algumas horas depois veio a resposta de Jaime Marta Soares, o presidente da LBP, que acusou Eduardo Cabrita de faltar à verda- de e estar a dramatizar quando diz que a decisão de corte de relações com a Protecção Civil põe em causa a segurança dos portuguese­s. “Sabe que esteve a mentir, não sabe senhor ministro?”.

Já ao final da tarde, Marcelo Rebelo de Sousa veio apelar à calma, pedindo “a todos os intervenie­ntes no sentido de evitarem afirmações públicas que tornem depois mais difícil o diálogo e o entendimen­to num domínio muito sensível para os portuguese­s como é o da Protecção Civil”. O tema motivou também declaraçõe­s do PCP, Bloco e CDS-PP.

 ??  ?? Ministro da Administra­ção Interna acusou a Liga dos Bombeiros de pôr em causa a segurança dos portuguese­s.
Ministro da Administra­ção Interna acusou a Liga dos Bombeiros de pôr em causa a segurança dos portuguese­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal