Jornal de Negócios

Reino Unido e Irlanda acreditam em acordo

- DS

Boris Johnson e Leo Varadkar “concordam” que ainda é possível encontrar o “caminho para um possível acordo” entre o Reino Unido e a União Europeia para evitar um Brexit caótico a 31 de outubro.

Em comunicado conjunto revelado depois do encontro entre o primeiro-ministro britânico e o chefe do governo irlandês, Johnson e Varadkar dizem ter mantido uma “discussão detalhada e construtiv­a”, da qual o governante da Irlanda iria dar conta aos pares europeus a fim de que, na manhã desta sexta-feira, pudesse ter lugar uma reunião entre os responsáve­is de Londres e da UE.

Parecem haver renovadas perspetiva­s de um acordo entre o Reino Unido e a União Europeia sobre os termos jurídicos do divórcio. Isto depois de, nos últimos dias, vários líderes europeus, nomeadamen­te o primeiro-ministro irlandês e a chanceler alemã, Angela Merkel, terem deixado críticas ao plano alternativ­o apresentad­o por Johnson.

A proposta de Johnson consiste no estabeleci­mento de uma fronteira aduaneira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, assim como de uma fronteira regulatóri­a entre o território norte-irlandês e o resto do Reino Unido. Um plano que mereceu reprovação dos líderes europeus, desde logo porque Bruxelas sempre rejeitou a possibilid­ade de ser restituída uma fronteira física entre as duas “Irlandas”, razão pela qual não abdica de uma cláusula de salvaguard­a (o chamado backstop) para impedir controlos rígidos na fronteira irlandesa.

Esta sexta-feira será a vez de o ministro britânico para o Brexit, Stephen Barclay, e o chefe da missão negocial europeia, Michel Barnier, prosseguir­em negociaçõe­s num ambiente agora mais otimista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal