Jornal de Negócios

Souto Moura assina investimen­to de 38 milhões na zona das Antas

A Quinta da Casa Amarela, que Arnaldo Rocha comprou a Espinheira Rio, que a tinha adquirido à família Cepêda em 1999, vai ser um condomínio de luxo.

- RUI NEVES

Demorou mais de 10 anos para conseguir o licenciame­nto camarário, a que se seguiu meia dúzia de anos em obra, mas, devido a dificuldad­es de financiame­nto, estava abandonado desde 2016, tendo sido necessário mudar de proprietár­io para retomar e concluir o projeto imobiliári­o.

Na zona das Antas, no Porto, vai nascer um novo condomínio de luxo – chama-se Quinta da Casa Amarela e resultará da reabilitaç­ão de uma propriedad­e com 16 mil metros quadrados, na qual sobressai um palacete, com origens no século XVIII, que pertenceu, durante mais de um século, a uma família portuense abastada – os Cepêda.

Uma reabilitaç­ão que vai converter o espaço num conjunto residencia­l que combina apartament­os e moradias, num total de 28 casas. Apenas três apresentam preços abaixo de um milhão de euros. Dos restantes, o mais caro, um T4 com 419 metros quadrados, custa aproximada­mente 1,9 milhões de euros, enquanto o mais barato – um T2 com 235 metros quadrados – tem o preço fixado em 1,06 milhões de euros.

O investimen­to global ronda os 38 milhões de euros, revelou, ao Negócios, Arnaldo Rocha, da WorldGest, que comprou a sociedade que detinha a Quinta da Casa

Amarela à família Espinheira Rio. “Tínhamos comprado a quinta à família Cepêda em 1999 e vendemos a empresa que detinha este ativo a Arnaldo Rocha em março do ano passado”, detalhou Espinheira Rio.

“Começámos a trabalhar no projeto no ano 2000, que arrancou no terreno em 2010, mas devido a problemas colocados pelo nosso financiado­r, a CGD, parou tudo em 2016, quando já tínhamos executado 75% da obra”, garantiu Espinheira Rio. Com conclusão prevista para este ano, o empreendim­ento tem a assinatura de Souto Moura, vencedor de um Pritzker, o mais relevante galardão mundial de arquitetur­a.

“A Quinta da Casa Amarela é um edifício que honra o passado rural, nobre e romântico do Porto, mas com uma roupagem impregnada do ADN do arquiteto Souto de Moura”, realçou Ricardo Costa, CEO da Luximos Christie’s, que está a comerciali­zar este condomínio residencia­l.

Dotada de piscina interior aquecida com painéis solares e luz direta, banho turco, salão de festas e extensos jardins, a Quinta da Casa Amarela faz gaveto com várias ruas, nomeadamen­te a Avenida dos Combatente­s da Grande Guerra.

 ?? DR ?? O condomínio fica junto à popularmen­te conhecida Praça Velásquez.
DR O condomínio fica junto à popularmen­te conhecida Praça Velásquez.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal