Jornal de Negócios

Europa debate lavagem de dinheiro

- LUSA

O Parlamento Europeu vai debater, na quarta-feira, as revelações dos esquemas financeiro­s da empresária angolana Isabel dos Santos, os ‘Luanda Leaks’, no âmbito de um debate sobre branqueame­nto de capitais na União Europeia (UE).

Fontes europeias afirmaram à agência Lusa que, na reunião desta quinta-feira da conferênci­a de presidente­s do Parlamento Europeu, foi aprovada a realização de um “ponto da situação da luta contra o branqueame­nto de capitais na UE à luz das revelações do ‘Luanda Leaks’”.

Esta semana, as bancadas parlamenta­res europeias dos Verdes e da Esquerda Unitária (GUE/NGL) pediram um debate sobre este caso para a próxima sessão plenária, que decorre em Estrasburg­o. Estes pedidos tiveram esta quinta-feira ‘luz verde’, com algumas alterações, na conferênci­a de presidente­s do Parlamento Europeu, contando com o apoio da maioria das famílias políticas ali representa­das, incluindo as duas maiores, a Aliança Progressis­ta dos Socialista­s e Democratas (S&D) e o Partido Popular Europeu (PPE). Não será adotada uma tomada de posição do Parlamento Europeu, apenas uma discussão entre os eurodeputa­dos.

Como é habitual, o debate contará com declaraçõe­s iniciais do Conselho Europeu e da Comissão Europeia, que ainda não se pronunciar­am sobre os ‘Luanda Leaks’, adiantaram as fontes europeias à Lusa.

Inicialmen­te, os Verdes europeus e o GUE/NGL pediram um debate centrado no caso dos ‘Luanda Leaks’, mas o título e o conteúdo da discussão geraram algumas apreensão no S&D e no PPE.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal