Jornal de Negócios

Na rota dos cabos

Depois do Cabo da Roca em 2019, a 6.ª edição da saga Cro ssover Domination, evento organizado pela Nissan Iberia, viajou este ano até Cadaqués, na Catalunha, para conhecer o Cabo de Creus.

- ADRIANO OLIVEIRA Negócios em Peralada, a convite da Nissan

Não fora a inoportuna, mas já esperada, tempestade Gloria, que assolou recentemen­te o Norte da Península Ibérica, e a 6.ª edição do evento Nissan Crossover Domination teria tido certamente sabor diferente, num percurso recheado de paisagens deslumbran­tes, com o Mediterrân­eo em pano de fundo, até ao Farol de Cabo de Creus, na Catalunha.

Mesmo assim, os ventos ciclónicos e as fortes chuvadas que se fizeram sentir não impediram o avanço da caravana de crossovers da marca japonesa (constituíd­a pelos modelos Juke, X-Trail e Qashqai), desde o Golf de Peralada a Cadaqués, através do Parque Natural de Cap de Creus, e regresso a Figueres, cumprindo cerca de duas centenas de quilómetro­s.

A iniciativa anual da Nissan, que desde 2015 tem vindo a visitar os principais cabos da Península Ibérica e no ano passado esteve no Cabo da Roca, permitiu aos participan­tes conhecer as novidades da gama crossover da marca japonesa, em particular as duas edições especiais Qashqai N-Tec e X-Trail N-Tec, com novos motores e sistema ProPilot de série, mas também o cupê Juke, pioneiro dos B-Crossover, segmento que regista a maior previsão de cresciment­o para os próximos anos.

Em 2007, foi também a Nissan, com o lançamento da primeira geração Qashqai, que criou o segmento crossover. Desde então, a Nissan tem mantido a liderança do segmento, averbando hoje um total de 70.672 unidades vendidas (21,2% do mercado nacional). O parque circulante Qashqai soma atualmente cerca de 54.200 clientes e em 2019, com a entrega de 4.341 unidades, o modelo manteve a sua posição de líder.

Para 2020, os responsáve­is da marca em Portugal estão otimistas quanto aos desempenho­s de toda a gama crossover, em especial do pequeno Juke. O objetivo é alcançar a terceira posição no segmento e vender 3.000 unidades. Modelo-chave na Europa, está disponível apenas com um motor tricilíndr­ico a gasolina de 1.0 litro e 117 cv. O gasóleo não faz parte da equação, mas mais tarde haverá uma versão híbrida.

O futuro da gama Nissan passa também pela chegada do Ariya, o primeiro crossover elétrico a 100%, de tração às quatro rodas, cujo protótipo foi apresentad­o no ano passado no Salão de Tóquio.

Linhas modernas e elegantes, habitáculo espaçoso e luxuoso, o protótipo Ariya incorpora a versão mais recente do sistema ProPilot 2.0, que combina as tecnologia­s da geração anterior com a condução autónoma em autoestrad­as por navegação e em várias faixas.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal