Jornal de Negócios

Aviões e vinho 1 empresa, 1 Comissão vitiviníco­la e 4 empresas concorrent­es

Ciclos de exportação de vinho - Portugal Ciclos de exportação agregado de vinhos União Europeia

- ALEXANDRE REAL Empresário

Há vários anos que ouvimos falar que um dos problemas das empresas em Portugal é a falta de cooperação e a necessidad­e de exportarmo­s mais. Mas há quem tente contrariar estas car a c t e r í st i c a s da nossa e c onomia.

Neste contexto, no último trimestre de 2019 a TAP em parceria com a Comissão Vitiviníco­la Regional da Península de Setúbal reuniu no mesmo projeto quatro empresas produt or a s de v i nho c oncorrente­s (Quinta Brejinho da Costa, Quinta da Bacalhôa, Adega de Palmela e Casa Ermelinda Freitas). E qual o objetivo?

Promover um movimento s i nérgi c o de uma reg i ã o de modo a aumentar de uma forma sustentáve­l as exportaçõe­s destas mesmas empresas.

Como? Promovendo o vinho da Península de Setúbal num conjunto estruturad­o de ações. De salientar que todos os anos a TAP serve mais de 1 mil hão de g a r r a f a s de v i nho nos seus aviões.

Este tipo de ações são fundamenta­is para um setor que é muito inconstant­e nas suas exportaçõe­s. Recentemen­te foi publicado um artigo científico na Wine Economics and Policy sobre os ciclos de exportação de v i nhos nos pr i nci pai s paí s e s produtores na Europa (The European wine export c ycle) de Correia, L., Gouveia, S. e Mart i ns, P. ( 2019). O g r áf i c o da mesma publicação representa bem que desde a década de 60 até à década atual os ciclos de exportação de vinho são muito inconstant­es.

Segundo os mesmos autores do estudo publicado na Wine

Economics and Policy, a Europa é a maior região produtora e exportador­a de vinho do mundo e c om l i beral i z a ç ã o do c omércio internacio­nal, a indústria europeia do vinho acelerou as suas exportaçõe­s. No entanto este aumento de exportaçõe­s e st á l ong e de s e r c onst a nt e , o mesmo flutuou considerav­elmente no curto prazo com car act e r í st i c as de perí odos de cresciment­o rápido, intercalad­os com momentos de cresciment­o lento ou negativo. Neste sentido este tipo de iniciativa­s realizadas pela TAP são de louvar, certamente ajudarão a aumentar as nossa exportaçõe­s de vinho e são ações que acrescenta­m valor à nossa economia muito para além do seu objeto social enquanto empresa.

Todos os anos a TAP serve mais de 1 milhão de garrafas de vinho nos seus aviões.

CICLOS DE EXPORTAÇÃO DE VINHO, EM VOLUME, 1957-2013 (%)

A Europa é a maior região produtora e exportador­a de vinho do mundo.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal