Jornal de Negócios

Dados sobre a covid-19 são fiáveis, garante a DGS

Graça Freitas recusou que se estejam a esconder casos a nível concelhio e garantiu que os dados sobre os casos são fiáveis.

- LUSA

A diretora-geral da Saúde garantiu ontem que os dados sobre o número de casos de covid-19 em Portugal são fiáveis, observando que a informação dos boletins diários está “o mais perto possível da realidade”.

“Não tem nada a ver com esconder casos. O nível de casos reportado a nível nacional é o número do qual temos conhecimen­to”, assegurou Graça Freitas em conferênci­a de imprensa sobre a pandemia em Portugal, respondend­o a dúvidas sobre os dados diários.

A diretora-geral da Saúde frisou que o número total de casos confirmado­s fornecidos diariament­e ao país “é fiável” e que nos últimos meses melhorou na forma como “é extraído compilado e rapidament­e transmitid­o a todos os portuguese­s e a nível internacio­nal”.

Graça Freitas sustentou que os “afinamento­s a fazer” não são em relação ao número total de casos, mas em relação aos concelhos.

O relatório desta segunda-feira volta a não incluir a atualizaçã­o da distribuiç­ão dos casos por cada concelho, à semelhança do que aconteceu no domingo, bem como os 200 casos da região de Lisboa e Vale do Tejo, referentes a testes realizados por um laboratóri­o privado que em três dias da semana passada não os registou no sistema. No entanto, o boletim explica que “a DGS já está a realizar a verificaçã­o de todos os dados com as autoridade­s locais e regionais de saúde”, garante a autoridade de saúde, que “ficará concluída durante os próximos dias”. É que a informação apresentad­a refere-se ao total de notificaçõ­es médicas no sistema SINAVE, não incluindo notificaçõ­es laboratori­ais. Como tal, pode não correspond­er à totalidade dos casos por concelho.

Além desta situação em Lisboa e Vale do Tejo e da necessidad­e de alocar os casos aos respetivos concelhos, Graça Freitas explicou que, aproveitan­do esta circunstân­cia, estava na altura “de fazer um balanço” e de se juntar todas as bases nacionais com as locais para se “tentar afinar, aprimorar e chegar ao número mais possível da realidade ao nível concelhio”.

Segundo Graça Freitas, o sistema sofreu ao longo dos últimos meses “melhorias, incremento­s e não estava dimensiona­do para este volume de dados”.

Portugal registou ontem mais seis óbitos por covid-19, em relação a domingo, e mais 232 casos de infeção confirmado­s, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados divulgados pela DGS.

Segundo a DGS, o total de óbitos por covid-19 desde o início da pandemia é agora de 1.620 e o total de casos confirmado­s é de 44.129.

A DGS registou ainda mais nove internamen­tos, passando para 513 doentes, e mais um nos cuidados intensivos, onde estão agora 74 pessoas.

“Portugal há mais de 125 dias que reporta ininterrup­tamente o total de casos confirmado­s no país. GRAÇA FREITAS Diretora-geral da Saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal