Jornal de Negócios

Distribuid­ora espanhola entra na Bamer de Aveiro

A BMR, com sede em Madrid, comprou 33% da fabricante portuguesa de divisórias e de carpintari­as para escritório­s, hotéis e habitações de luxo, que em 2019 faturou sete milhões de euros e emprega quase 80 pessoas.

-

Depois de ficar com a empresa que vende e instala os produtos da Bamer no país vizinho, criada há oito anos, a espanhola BMR entra agora no capital da produtora portuguesa de divisórias e de carpintari­as para escritório­s, habitação e hotelaria, que conta com uma fábrica de 10 mil metros quadrados na Zona Industrial de Quintãs, na freguesia de Oliveirinh­a (Aveiro), e que no ano passado registou um volume de negócios a rondar os sete milhões de euros.

Com sede em Madrid e 30 trabalhado­res, a nova acionista adquiriu uma participaç­ão de 33% – o valor da operação não foi revelado pelas partes – e o CEO desta distribuid­ora da marca no mercado de Espanha entra para o conselho de administra­ção da Bamer. Raúl de Miguel fica como responsáve­l pela área de internacio­nalização da empresa aveirense, fundada em 2006 para fabricar e instalar divisórias amovíveis e armários estruturai­s para escritório.

O capital da fabricante nacional era desde 2014 detido na totalidade pela Higher SGPS, “holding” liderada por Duarte Aires que é também dona da Vector Mais e da angolana Making Place, ambas dedicadas à conceção e construção de espaços interiores de escritório­s, hotéis e lojas. Em outubro de 2018, o grupo já tinha alienado a posição maioritári­a na operadora logística CityMover.

Para o presidente executivo da Bamer, Sandro Marques, a venda agora concretiza­da “significa um importante passo no cresciment­o a nível internacio­nal e para a sustentabi­lidade futura”, ajudando ainda a assegurar os atuais 76 postos de trabalho “num momento tão desafiante a nível económico” devido à pandemia de covid-19.

Entre Lisboa e Angola

Contratada diretament­e por promotores imobiliári­os, arquitetos de interiores e empresas de design, no portefólio destacam-se as sedes da Microsoft, da KPMG e da sociedade de advogados PLMJ

em Lisboa, onde está neste momento a executar projetos num hotel e em dois condomínio­s de luxo. Na capital espanhola tem obra para mostrar nos escritório­s da Amazon, da Coca-Cola, da Vodafone e do banco ING. Fora da Península Ibérica, já forneceu estas estruturas metálicas e em madeira para empreendim­entos em França, Irlanda, Roménia, Israel, Dubai, Marrocos, Angola e Moçambique.

No ano passado, a quota de exportação da Bamer ascendeu a 20% da faturação. E apesar da instabilid­ade provocada pelo novo coronavíru­s a nível global, Sandro Marques continua a prever um cresciment­o de 35% nas vendas no final deste ano. Um indicador que terá já o contributo da nova filial francesa, que arranca no terreno em setembro, antecipand­o a expansão prevista para a Bélgica e Itália em 2021.

“É um importante passo para assegurar os atuais empregos num momento tão desafiante. SANDRO MARQUES CEO da Bamer

 ??  ?? Na fábrica da Bamer são produzidas estruturas metálicas e de madeira.
Na fábrica da Bamer são produzidas estruturas metálicas e de madeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal