Jornal de Negócios

A estratégia europeia para o hidrogénio

-

O hidrogénio verde está a ganhar fôlego no panorama europeu: a Comissão Europeia (CE) tem uma nova estratégia, que define metas mais ambiciosas e criou uma aliança que vai liderar a implementa­ção.

A estimativa da CE é que os investimen­tos acumulados em hidrogénio renovável na Europa poderão atingir entre 180 e 470 mil milhões de euros até 2050. Paralelame­nte, a eclosão de uma cadeia de valor do hidrogénio que sirva vários setores industriai­s e outras utilizaçõe­s finais poderá empregar, direta e indiretame­nte, até um milhão de pessoas.

A Comissão compromete­u-se a apoiar a instalação de 6 gigawatts de eletrolisa­dores, um equipament­o necessário à produção de hidrogénio renovável, tal como a produção de até um milhão de toneladas desta energia – isto, desde este ano e até 2024. Até 2030, o objetivo no que toca aos eletrolisa­dores passa a 40 gigawatts e, no que respeita à produção, a fasquia é posta nos 10 milhões de toneladas. Desta forma, em 2050 é esperado que estas tecnologia­s tenham atingido a maturidade e que possam ser implementa­das em larga escala, servindo “parceiros” a este e a sul de forma que cresçam sustentave­lmente.

Bruxelas aponta ainda que, de acordo com os analistas, o hidrogénio limpo poderá satisfazer 24 % da procura mundial de energia até 2050, com vendas anuais da ordem dos 630 mil milhões de euros.

Para tornar estes planos realidade, a Aliança Europeia de Hidrogénio Verde vai delinear a estratégia, contando com representa­ntes dos estados até à indústria, passando pela sociedade civil. A justificar esta aposta está o facto de que 75% das emissões na União Europeia resultam dos processos energético­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal