Jornal de Negócios

Navigator ganha processo nos EUA para ter taxa mais baixa

- NC/CP

A Navigator tem direito a uma redução dos direitos aduaneiros dos EUA sobre a exportação de alguns dos seus produtos de papel, que passam para 1,63%, avançou a Bloomberg. Isto depois de o Tribunal de Comércio Internacio­nal dos EUA ter anunciado que o Departamen­to do Comércio corrigiu a sua abordagem no cálculo das despesas de corretagem, de manuseamen­to e outras.

Esta decisão é uma derrota para os produtores americanos Packaging Corp. of America e Domtar Corp., bem como para o sindicato United Steelworke­rs, que pressionar­am no sentido de os EUA imporem taxas mais elevadas à importação destes produtos. Os EUA mantêm taxas antidumpin­g sobre determinad­os tipos de papel não revestido provenient­e de Portugal, usado nas fotocópias e impressões, bem como livros, manuais de instruções, flyers, brochuras e mapas. Em 2014, antes de estas taxas entrarem em vigor, os EUA importaram o equivalent­e a 164 milhões de dólares deste papel, segundo os dados do Departamen­to americano do comércio.

O Departamen­to concluiu a sua revisão periódica das taxas alfandegár­ias, no respeitant­e à importação desse tipo de papel, pelos EUA, entre agosto de 2015 e fevereiro de 2017. O cálculo original tinha fixado uma taxa de 37,34% para os produtos da Navigator. A empresa questionou esta taxa, consideran­do-a demasiado elevada, tendo levado o caso ao Tribunal de Comércio – tendo o Departamen­to concordado, de forma voluntária, em reduzir a taxa para 1,75%, entretanto revista para 1,63% pelo Tribunal.

 ?? DR ?? A papeleira venceu um processo judicial nos EUA e vai ter direito a uma redução da taxa das exportaçõe­s.
DR A papeleira venceu um processo judicial nos EUA e vai ter direito a uma redução da taxa das exportaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal