Jornal de Negócios

Medicina e cursos de excelência com mais vagas

-

As faculdades de Medicina, incluindo as de Lisboa e Porto, podem aumentar o número de vagas até 15% para o próximo ano letivo. O despacho governamen­tal publicado no mês passado tem, todavia, gerado polémica, tendo o Conselho de Escolas Médicas Portuguesa­s (CEMP) manifestad­o “discórdia e estupefaçã­o” com o mesmo. É que, em comunicado, o CEMP refere que o aumento do número de alunos iria “degradar a qualidade do ensino, sobretudo nas vertentes clínicas, dada a manifesta incapacida­de de cumprir rácios aceitáveis”.

Por sua vez Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, não concorda com a posição do CEMP e já disse que quer ter mais jovens a estudar Medicina. “É algo que nos deve encher de orgulho e de ambição para podermos alargar em Portugal o ensino das ciências biomédicas.”

Todos os cursos em que a procura por parte de alunos com média igual ou superior a 17 valores, os considerad­os de excelência, exceda o número de vagas devem aumentar a oferta em pelo menos 15%, e até a um limite de 20%.

Além dos cursos de Medicina e daqueles mais procurados pelos alunos de excelência, a tutela identifica outras áreas em que a oferta deve ser reforçada, designadam­ente as competênci­as digitais e ciências de dados e outras considerad­as estratégic­as para a especializ­ação de cada instituiçã­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal