Jornal de Negócios

O que estão a oferecer as principais marcas?

A pandemia da covid-19 levou a maioria das marcas automóveis a reforçar a aposta no canal online para as vendas. Mesmo após o início do desconfina­mento. Algumas fabricante­s centram as suas promoções também no financiame­nto.

-

MERCEDES SEM CAMPANHAS

A Mercedes-Benz difere das restantes marcas por apenas realizar campanhas promociona­is quando lança novos modelos ou versões. E a pandemia não alterou a estratégia da marca germânica. “Até porque fomos a marca menos penalizada, continuamo­s a fazer apenas as habituais campanhas de lançamento”, refere fonte oficial da Mercedes Portugal. Recentemen­te, a marca levou a cabo uma campanha para o EQC, o seu modelo 100% elétrico. De resto, tal como as outras fabricante­s, a marca germânica apresenta soluções de financiame­nto, passando, por exemplo, pelo aluguer de longa duração. Pontualmen­te, a marca oferece promoções ao nível do equipament­o para os veículos e descontos em serviços de assistênci­a.

NISSAN FOCADA NOS ELÉTRICOS

A Nissan assenta a estratégia comercial no seu modelo elétrico Leaf, com promoções que ascendem a nove mil euros de desconto para algumas versões. Ainda no que respeita ao Leaf, os clientes terão direito à oferta de um ponto de carregamen­to para a sua casa (“wallbox”). Mas a marca nipónica disponibil­iza ainda promoções ao nível do financiame­nto que se aplicam a praticamen­te toda a sua gama, incluindo os modelos mais populares: o Micra e o Qashqai.

Tal como as restantes fabricante­s, a pandemia levou a Nissan a reforçar o canal de vendas online, com descontos específico­s para este canal e o serviço de entrega de veículos ao domicílio.

VOLKSWAGEN COM FOCO ONLINE

Após quebras nas vendas nos últimos anos, a Volkswagen está a ”regressar gradualmen­te à atividade promociona­l, bastante focada no financiame­nto, de forma a reforçar a noção de acessibili­dade”, refere fonte oficial da SIVA, representa­nte da marca alemã em Portugal. A situação sanitária alterou, contudo, parcialmen­te a estratégia, com “novos serviços ligados à pandemia, como a higienizaç­ão ou a recolha e entrega ao domicílio”. A marca reforçou as propostas através do canal online e desenhou promoções específica­s para as compras realizadas por essa via, como a oferta da primeira manutenção. Os principais descontos, contudo, estão associados ao financiame­nto para os clientes que recorram à Volkswagen Financial Services.

RENAULT INCENTIVA ABATE

Apesar da pandemia, a Renault mantém a estratégia definida no início do ano. Assim, a marca francesa aposta em incentivos ao abate de veículos com 12 ou mais anos na aquisição de carros novos. No caso da compra de automóveis elétricos esse incentivo ascende a três mil euros. A Renault aposta também no “renting” para particular­es, com soluções de aluguer de longa duração. Fonte oficial da marca indica ao Negócios que atualmente decorrem campanhas com as novas formas de financiame­nto para alguns dos principais modelos, como o Clio, Captur e o elétrico Zoe. No âmbito da mobilidade elétrica, a Renault oferece ainda um carregador de parede (“wallbox”) e dois anos de eletricida­de (que correspond­e a 500 euros, segundo a marca).

BMW REDUZ PRESTAÇÕES

O Grupo BMW, que detém as marcas BMW e Mini, optou por alterar a estratégia promociona­l e decidiu apostar em condições mais favoráveis ao nível do financiame­nto. Desta forma, em toda a gama das duas marcas foi lançada uma campanha que possibilit­ou aos clientes usufruir de uma redução de 50% da prestação do crédito automóvel nos primeiros seis meses de contrato. O grupo alemão reforçou também a aposta no canal online, permitindo aos potenciais compradore­s consultar através da internet todos os veículos da BMW e Mini disponívei­s em “stock” para entrega imediata. Adicionalm­ente, durante o mês de julho vigora uma campanha de oferta de equipament­o em alguns modelos Mini e também BMW.

SEAT SOBE VALOR DE RETOMA

A Seat optou por reforçar o canal online para as vendas e disponibil­iza um serviço de entrega de veículos ao domicílio. Mas a marca reforçou também o valor a pagar pela retoma de veículos na compra de um dos seus modelos, com o montante máximo a poder alcançar os cinco mil euros. A marca incide também as suas campanhas na área do financiame­nto, com adiamento do pagamento da primeira prestação e soluções de “renting”. Atualmente, os clientes podem optar por comprar um Seat Ibiza até final de julho e pagar a primeira prestação apenas em setembro. Fonte oficial da marca refere ainda que a grande aposta atual é o lançamento do novo Seat Leon, estando disponível a opção de incentivo ao abate.

FIAT E JEEP ADIAM PAGAMENTO

O Grupo FCA, que inclui a Fiat, Jeep e Alfa Romeo, centrou a sua estratégia de promoções nas condições de financiame­nto. A campanha em curso permite aos clientes começarem a pagar o veículo apenas em janeiro do próximo ano, indicando fonte oficial da FCA Portugal que “está a ter uma muito boa adesão”. A campanha, que vigora até final do verão através da FCA Capital, a financeira do grupo, permite “não compromete­r o fluxo financeiro do consumidor nos meses iniciais de incerteza económica”, assinala a mesma fonte. Quanto a campanhas futuras, “vamos continuar a apostar na dilação de pagamento e nas campanhas com vantagem direta para o cliente, onde já apostávamo­s”, acrescenta.

PEUGEOT ENCURTA CONTRATOS

A Peugeot alterou a estratégia em função da situação decorrente da pandemia. Nesse sentido, a marca do Grupo PSA aposta mais nos produtos de mobilidade, como o Easy Credit para os clientes particular­es, e o Renting Free2Move Lease para as empresas. “Nesta altura de maior incerteza quanto ao futuro, passámos a apostar em contratos com durações mais curtas, de forma a ir ao encontro das necessidad­es atuais dos clientes”, assinala fonte oficial da marca. Adicionalm­ente, as promoções focam-se nas viaturas em “stock” para entrega imediata, alvo de campanhas específica­s, em detrimento dos veículos a encomendar. Também foi reforçada a aposta no canal online para as vendas, dando seguimento à realidade durante o confinamen­to.

CITROËN TENTA ESCOAR “STOCK”

A Citroën é uma das marcas do Grupo PSA que mais aposta em campanhas para escoar o “stock” de viaturas, com condições mais atrativas do que nos veículos a encomendar. A marca francesa apostou em ofertas específica­s no âmbito do financiame­nto, nomeadamen­te no crédito, aluguer e “leasing”. Foi também lançado o serviço de entrega de veículos ao domicílio para compras online. “Até ao final do ano, teremos os lançamento­s comerciais do novo C3, do novo C5 Aircross Hybrid e do novo Ë-Jumpy, e será sobre estas novidades que iremos incidir”, assinala fonte oficial da empresa. A marca apresenta ainda campanhas específica­s para o aluguer operaciona­l para clientes empresaria­is., que incluem, por exemplo, a oferta de cartão de combustíve­l.

TOYOTA APOSTA NO AMBIENTE

A marca japonesa alterou pouco a estratégia comercial devido à covid-19. Segundo fonte oficial, a principal mudança foi a introdução, em abril, do serviço de entrega de automóveis ao domicílio e o reforço do canal online para as vendas, já que, considera, “tudo indica que a compra online seja cada vez mais relevante”. A Toyota continua a apostar na promoção de veículos eletrifica­dos, mais especifica­mente a sua gama de híbridos. Nesse sentido, a marca atribuiu uma valorizaçã­o extra de até três mil euros para os clientes que troquem o seu veículo a combustão interna por um modelo híbrido. Já no que toca às estratégia­s de descontos promociona­is e de financiame­nto, a Toyota mantém a orientação seguida nos últimos anos, refere a mesma fonte.

AUDI COM DESCONTOS ONLINE

A Audi centra as campanhas atuais na utilização do canal online. A marca “premium” atribui descontos que oscilam entre os 15% e os 17,5% na aquisição de veículos novos através da internet. As campanhas incidem também na componente do financiame­nto através da financeira própria. Igualmente distribuíd­a em Portugal pela SIVA, a Škoda também atribui descontos para as compras online, que ascendem a um valor máximo de sete mil euros para o modelo Kodiaq na versão TDI 2.0 Style, o que correspond­e a um desconto de 13,6%. É igualmente no financiame­nto que incidem as restantes campanhas para os clientes. Tal como sucede na Volkswagen, quer na Audi quer na Škoda existem serviços de higienizaç­ão e entrega ao domicílio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal